Totalmente sucateados, pontos de ônibus correm risco de desabar / Divulgação
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Moradores da região do Rabo do Dragão, em Guarujá, estão tentando, há pelo menos cinco anos, um transporte público eficiente e seguro, com mais linhas que permitam acesso mais eficiente ao Centro de Guarujá e ao Distrito de Vicente de Carvalho, e pontos dignos e sem risco de desabar.
Este ano eleitoral, em especial, há um ingrediente especial: entre os pré-candidatos, está o diretor da City Transporte Urbano Intermodal, Marcelo Pepe, que já está nas ruas de Guarujá e Vicente de Carvalho se apresentando. No último domingo, por exemplo, ele esteve no Perequê, bairro que antecede a região problemática em termos de estrutura mínima urbana.
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"Antigamente, nossa região possuía as linhas cinco e sete. A primeira seguia direto para o Ferry Boat e a outra para o Distrito de Vicente de Carvalho. Tiraram todos. Hoje, temos que ir até o Perequê para pegar outro ônibus. Isso é uma vergonha. Tem muita gente aqui que precisa do transporte, principalmente idosos", afirma a moradora Valéria de Oliveira dos Santos.
Enquanto a Reportagem entrevistava Valéria, um único ônibus (05) transitou pelo local. Ele foi visto em direção a travessia de balsa para Bertioga e, depois, voltou em direção ao centro de Guarujá, na via inversa. A pessoa leva um tempo enorme à espera do único veículo.
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Em 2019, o vereador Juninho Eroso (PP), que presidia a Comissão Parlamentar de Transporte Público de Guarujá, chegou a cobrar Marcelo Pepe no sentido de ampliar os horários dos ônibus que servem a Região do Rabo do Dragão, moradia de dezenas de famílias caiçaras.
A Comissão chegou a realizar audiências com a empresa, com o principal objetivo de assegurar o cumprimento de metas contratuais, levantar as queixas, bem como, identificar eventuais falhas ou descumprimentos. Nada resolvido. Hoje, só a linha 55 atende a região.
Na ocasião, a empresa havia revelado que, nas regiões mais distantes do Centro, como Perequê e Santa Cruz dos Navegantes, segue todas as ordens de serviço que a Prefeitura de Guarujá repassa, mas que ainda havia possibilidade de estudo de novas rotas, junto à Diretoria Municipal de Trânsito.
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Disse ainda que investiria R$ 127 milhões em obras de corredores, pontos de ônibus e terminais da Cidade e que já havia uma redução significativa na demora nos embarques.
Na prática, outra situação constrangedora e perigosa que também perdura há meses sem solução. Totalmente sucateados, alguns com fita zebrada para evitar o uso, pontos de ônibus na região, principalmente nas áreas comunitárias, podem desabar a qualquer momento. Em frente a loteamentos de luxo e marinas a situação é bem outra: pontos cuidados e seguros.
Se as pessoas não correm perigo embaixo deles, correm fora, porque têm que ficar na linha entre o acostamento e a de tráfego de veículos, muitos em alta velocidade na Rodovia Ariovaldo de Almeida Vianna SP 61, também conhecida como Estrada Guarujá-Bertioga.
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"Esses pontos são uma vergonha. Em dia de chuva, a gente não pode sair de casa. Estão todos quebrados e sem condições alguma de segurança. Se bater um vento mais forte, podem desabar sobre as pessoas", lamenta Valéria.
Recentemente, o Diário publicou um novo episódio que mostra os "dois pesos e duas medidas" aplicados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na Rodovia. Isso porque, no quilômetro 20,5, de frente ao sítio Cachoeira do Limoeiro, um funcionário do DER foi flagrado por moradores das margens da estrada retirando a marcação de ponto de ônibus de parada de transporte público municipal que existe no local há anos. O caso já foi denunciado ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
Questionado, o DER já havia informado que um ônibus municipal atolou em faixa lindeira ao acostamento, na altura do km 20,5 da SP 061, sentido norte (Bertioga), no município de Guarujá. E ao se dirigir ao local, para prestar assistência, equipe do DER constatou a existência de um ponto de ônibus não autorizado, motivo pelo qual foi retirada do local a placa de indicação.
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O DER informa que a Prefeitura ou a empresa de ônibus concessionada devem enviar os projetos de instalação de pontos de ônibus, para que a área técnica avalie a segurança e adequação do local para autorização.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já havia informado que a rodovia é de jurisdição do DER, do Governo Estadual. O órgão é responsável pela autorização de implantação ou retirada dos abrigos de ônibus, bem como pela iluminação do local.
Quanto à ampliação de horários, a Semob vai solicitar um estudo técnico à empresa concessionária do transporte público (City) no Município para verificar a viabilidade da ação
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