Cotidiano

Moradores da Vila Esperança denunciam acidentes em trecho de obra

Obra da América Latina Logística e da Sabesp em Cubatão visando à duplicação da linha férrea oferece risco à população

Publicado em 05/06/2015 às 10:17

Compartilhe:

Moradores da Vila Esperança, em Cubatão, denunciam falta de segurança no entorno das obras de duplicação da linha férrea, após a ocorrência de acidentes no local. As obras são de responsabilidade da América Latina Logística e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Os trabalhos estão sendo realizados na Avenida Principal e o trecho mais perigoso, segundo eles, fica entre o Morro do Índio e o ponto final dos ônibus coletivos devido a um desnível entre a pista e as casas, que em certos pontos atinge cerca de cinco metros de altura.

A Reportagem esteve, na manhã de ontem, no local e se deparou com irregularidades que podem levar aos acidentes. Não havia sinalização ou qualquer aparato de segurança nas laterais da obra. A pista apresentando rachaduras em diversos pontos e o espaço que restou da avenida acaba sendo disputado por ônibus, carros, bicicletas e pedestres em mão dupla. À noite, a precária iluminação pública torna os quase dois quilômetros de obras uma grande armadilha, principalmente para as crianças. Idosos, donas de casa e trabalhadores de modo geral, principalmente os que utilizam a bicicleta como meio de transporte, também são penalizados.

O auxiliar de serviços de limpeza Fábio Henrique Oliveira dos Santos se acidentou  no local. No último dia 2, às 18h30, ele retornava para casa, montado em sua bicicleta, quando foi fechado por um ônibus, que desviava de um trecho da pista que cedeu, em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro.

“Eu despenquei de uma altura de três metros e bati a cabeça em uma das caixas de manutenção que vêm sendo construídas pela Sabesp. Levei cinco pontos na testa e quase perdi uma vista. Por sorte não cai sobre as ferragens”, conta o trabalhador, que foi assistido no Hospital Municipal de Cubatão e está de licença médica. 

O morador Jeferson Tavares garante que outras pessoas já se acidentaram em função da falta de sinalização e segurança da obra. “Um entregador de mercadorias também sofreu um acidente aqui. Os pais não podem descuidar um minuto sequer. Quando a luz cai, no final da tarde e início da noite, é praticamente impossível não correr riscos”, afirma ao lado da dona de casa Maria Ferreira dos Santos, que completa: “Eu não saio de casa à noite”.

 “Quase perdi uma vista. Por sorte não cai sobre as ferragens”, diz  o morador Fábio dos Santos (Foto: Matheus Tagé/ DL)

O líder comunitário Maiko Santana revela que perdeu as contas das reclamações já encaminhadas à ALL e à Sabesp, que não tomam qualquer providência para garantir a segurança dos moradores. “Essa obra não acaba nunca. Parece que está parada. A Prefeitura, por sua vez, não fiscaliza e nem cobra as empresas. As pessoas não aguentam mais essa situação”, lamenta.

ALL

A Reportagem buscou respostas sobre as obras junto às duas empresas e também procurou a Prefeitura para saber se a Administração vem recebendo reclamações e se já teria questionado e cobrado resultados da ALL e da Sabesp.
A Sabesp e a Prefeitura não se manifestaram. A ALL — concessionária que administra a linha férrea — informa que “devido à duplicação da via Campinas-Santos, foram necessárias obras de remanejamento da rede de águas na Vila Esperança, em Cubatão e a empresa está prestando todo o auxílio à concessionária responsável pela rede para que as obras sejam concluídas o mais rápido possível, com o mínimo de transtornos à população local”.

A empresa destaca ainda  que “o projeto de duplicação, além de fortalecer o transporte ferroviário e contribuir para a redução do tráfego nas rodovias, também beneficiará a população através de obras como a construção de passarelas para a travessia da linha férrea”.

Sabesp

Em nota, “a Sabesp lamenta os eventuais transtornos e esclarece que estão sendo concluídos os trabalhos que implantarão oito quilômetros de novas tubulações sob a Avenida Principal do bairro Vila Esperança, em Cubatão. No local, estão em andamento obras da ALL, empresa responsável pela sinalização da região para a duplicação da ferrovia”.
A empresa esclarece ainda que “trata-se de um remanejamento necessário em 4 km de adutoras e outros 4 km de redes de distribuição de água que atende às residências do local. Nos próximos dias serão substituídas as tubulações que irão conectar os imóveis às novas redes. Os trabalhos da companhia de saneamento foram iniciados após reuniões com representantes da ALL e com acompanhamento da Prefeitura Municipal.

A Sabesp orienta que a população pode entrar em contato durante 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, por meio de sua Central de Atendimento Telefônico - 0800 055 0195. A ligação é gratuita.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Ultrapassagem pela direita não dá só raiva, dá multa também; entenda

De acordo com o Código de Trânsito Brasileira, a manobra é proibida e pode gerar multa e pontos na carteira

Guarujá

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Coronel Rogério para Guarujá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter