Continua depois da publicidade
Aproximadamente 16,3 mil pessoas que moram na Vila dos Pescadores e Vila Pelicas, em Cubatão, são obrigados a driblar, todos os dias, o perigo ao se dirigir ao trabalho, à escola ou a qualquer compromisso comum a todo cidadão. Isso porque para se deslocar, moradores têm que atravessar a Via Bandeirantes, que divide os bairros da Rodovia Anchieta.
Com uma pista de rolamento de mão dupla e ladeada por uma enorme vala (1,5 metro de altura) e um muro de proteção à linha férrea, a avenida não permite opção a pedestres e motoristas que, quase diariamente, sofrem acidentes na região.
Recentemente, a Prefeitura de Cubatão, através da Secretaria de Obras, intermediou a construção de uma alça de acesso para pedestres em continuação à estrutura já existente na área, sobre a ferrovia, junto a MRS Logística, com o objetivo de transpor os trilhos do trem.
Porém, a pista que fica paralela à linha, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) continua sendo um transtorno para milhares de pessoas.
Continua depois da publicidade
Esta semana, o vereador Ricardo de Oliveira, o Queixão (PMDB), morador do bairro e representante da comunidade local, disse que não irá descansar enquanto a empresa não solucionar a questão.
“Já era para o DER ter construído acessos seguros para os dois bairros e contenção para impedir que veículos caiam na vala, que deveria ser coberta, dando passagem e servindo como acostamento”, disse o vereador.
Queixão garante que já protocolou vários documentos no DER e não obteve resposta. “Se deixar, vamos ficar mais quatro anos vendo acidentes acontecerem aqui por causa da omissão. A Petrobras chegou a iniciar uma ciclovia, que parou próxima à Vila dos Pescadores”, disse o vereador.
Da bancada de apoio à prefeita Márcia Rosa (PT), que ele isenta de responsabilidade sobre a questão. “A área não é municipal. Eu não aguento mais discurso, mais conversa e nem reunião. Quero solução rápida para esse problema”, finaliza.
Prefeitura
Quanto ao local na Vila dos Pescadores, a Administração informa que tem buscado soluções para garantir a segurança de seus moradores como, por exemplo, a construção do muro que margeia a ferrovia, obra executada pela MRS logística, concessionária da via-férrea, a pedido da Prefeitura.
A Prefeitura ratifica que os munícipes têm uma opção segura para atravessar a via rumo ao Jardim Casqueiro: a passarela da antiga estação de trem, que foi reformada e ampliada, também, pela MRS, a pedido da Prefeitura, e agora transpõe não somente a Via Anchieta, como também a Via Bandeirantes e a linha férrea.
Na outra passarela de acesso entre os bairros da Vila dos Pescadores e Jardim Casqueiro, a vala é canalizada no trecho. Cabe destacar que a Prefeitura solicitou, junto ao DER, melhorias daquele trecho da via Bandeirantes, o que já foi anunciado pelo órgão estadual.
Paralelamente a isto, equipes da Companhia Municipal de Trânsito realizam orientação da população, no sentido de evitar acidentes no local.
DER
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que elabora projeto executivo para obras de recapeamento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização da SP-148 (Via Bandeirantes), entre o quilômetro 42,8 e km 64,53. O projeto deverá ser concluído até o final de julho deste ano.
A licitação das obras é prevista para setembro de 2013, com investimento orçado em R$ 32,5 milhões. O DER informa ainda que está em estudo a instalação de equipamentos de segurança necessários e adequados para o local. O órgão esclarece que monitora constantemente a via com apoio da Polícia Militar Rodoviária.