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Há um ano aproximadamente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) havia garantido que estava em fase final um projeto executivo para obras de recapeamento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização da SP-148 (Via Bandeirantes), entre os quilômetros 42,8 e 64,53.
O projeto, segundo o DER, estaria concluído em julho do ano passado e as obras seriam iniciadas em setembro do mesmo ano, com investimento orçado em R$ 32,5 milhões. Também previu a instalação de equipamentos de segurança necessários e adequados para o local.
No entanto, a reportagem do Diário do Litoral constatou ontem que 16,3 mil pessoas que moram na Vila dos Pescadores e Vila Pelicas, em Cubatão, continuam sendo obrigadas a driblar, todos os dias, o perigo da via ao se dirigir ao trabalho, à escola ou a qualquer compromisso comum a todo cidadão.
Com uma pista de rolamento de mão dupla e ladeada por uma enorme vala (1,5 metro de altura) e um muro de proteção à linha férrea, a avenida não permite opção a pedestres e motoristas que, quase diariamente, sofrem acidentes na região.
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A Prefeitura de Cubatão, através da Secretaria de Obras, intermediou a construção de uma alça de acesso para pedestres em continuação à estrutura já existente na área, sobre a ferrovia, junto a MRS Logística, com o objetivo de transpor os trilhos do trem. Porém, a pista que fica paralela à linha, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) continua sendo um transtorno para milhares de pessoas, embora os munícipes tenham como opção segura para atravessar a passarela da antiga estação de trem, que foi reformada e ampliada, também pela MRS a pedido da Prefeitura, e agora transpõe não somente a Via Anchieta, como também a Via Bandeirantes e a linha férrea.
DER
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O DER informou ontem nova data e orçamento para as obras, cujo contrato se encontra em fase de assinatura. Ao todo, mais de 12 quilômetros de rodovia serão modernizados com investimento total de R$ 22,2 milhões. O DER estima que os serviços tenham início em junho deste ano e sejam concluídos até junho de 2015.
No momento, a SP-148 recebe manutenção de rotina. Este serviço é realizado pela equipe de conservação contratada por meio de licitação com objetivo de garantir as condições da pista e trafegabilidade da via.
São realizados de acordo com cronograma pré-determinado e com as necessidades que a rodovia apresenta operações tapa buracos, limpeza da pista e do sistema de drenagem e roçada dos acostamentos.
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