Continua depois da publicidade
A comunidade da Prainha, em Vicente de Carvalho, recebeu na última semana, uma ação de cidadania, sob a responsabilidade da Secretaria de Habitação, com o apoio das Secretarias de Coordenação Governamental, Esportes, Saúde, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e da Associação de Moradores da Prainha.
Os moradores tiveram acesso a diversos documentos como carteira de trabalho, cartão SUS e informações sobre o Cadastro Unico (Cadunico); além da oportunidade de aferir pressão, fazer exames de hepatite C, Aids e informações sobre dengue. Para as crianças, foram montados espaços para brinquedos e prática de esportes. O corte de cabelo, também esteve presente na ação desenvolvida no local.
Continua depois da publicidade
A Ação de Cidadania faz parte do Projeto Favela Porto Cidade e foi uma maneira de divulgar e acessar os serviços existentes em nosso município, como explicou a Coordenadora de Projetos Sociais da Secretaria de Habitação, Margarete Oliveiros. “O evento foi organizado pela Rodvias Engenharia, uma terceirizada da Prefeitura que desenvolve o trabalho social no PAC 1”, explicou.
A intenção foi levar serviços para a comunidade, explicou a assistente social da Rodvias, Ana Luisa dos Santos. “A ação permite o acesso aos serviços que são oferecidos pela Prefeitura para a população e esse evento é uma boa oportunidade de divulgá-los junto à comunidade do bairro.”
Continua depois da publicidade
Favela Porto Cidade – O Projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), num convênio entre Prefeitura e Ministério das Cidades. Desde 2009, a Prefeitura realizou 469 sonhos de uma casa própria e digna as famílias da Prainha, Acaraú e Complexo Vila Rã, Sossego e Areião além da regularização de diversas moradias que se encontravam em áreas de consolidação e conseguiram a documentação de suas moradias. A última entrega beneficiou 76 unidades habitacionais na Prainha, completando 114 unidades entregues naquele local.
Ainda são previstas a construção de 60 unidades na Marezinha e as demais famílias serão remanejadas para o Parque da Montanha onde estão em construção 1.976 unidades habitacionais. É importante esclarecer que o Projeto Favela Porto Cidade consiste na construção e regularização de unidades habitacionais exclusivamente para as famílias residentes no Sítio Conceiçãozinha e no Complexo Prainha, Marezinha e Aldeia.
Continua depois da publicidade