*Foto meramente ilustrativa / Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Mais uma vez o telefone da saúde de Santos (0800-0130013), onde munícipes podem entrar em contato para agendar consultas e exames médicos, ficou com o atendimento eletrônico em inglês. O DL já havia publicado uma matéria sobre o mesmo assunto no último dia 06 (relembre clicando aqui), e recebeu nova denúncia de uma moradora. A Prefeitura disse estar cobrando explicações da empresa responsável.
A arquiteta Gisele de Jesus Santos (40) disse estar com um encaminhamento em mãos para um neurologista e encontrou dificuldade de marcar consulta com o especialista.
Continua depois da publicidade
"No Whatsapp não me respondem, ligo na UPA onde fui atendida e as informações são desencontradas e o 0800 está em inglês. Apesar de eu entender a língua, a ligação cai segundos depois. Sigo aqui, com um problema na coluna, sem conseguir trabalhar e, agora, sem agendar o médico. É difícil e estressante", desabafa.
Gisele esteve na semana passada em um atendimento de emergência na UPA Central da cidade após ter uma crise intensa de dor e precisar ser levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Lá, após passar por alguns médicos, foi encaminhada à um neurologista para acompanhamento do seu problema.
Continua depois da publicidade
No último dia 06, outro munícipe procurou a Reportagem para reclamar da mesma dificuldade. Horácio de Lima Pinto (58) passou por um urologista e precisou de uma biópsia, que foi feita no mês passado. Todavia, não conseguia marcar seu retorno com o médico para que ele visse o resultado do exame.
Na época a Prefeitura disse que o problema já havia sido solucionado. Todavia, menos de uma semana depois, ele voltou a ocorrer.
Cobrança
Continua depois da publicidade
Em nota, a A Secretaria de Saúde de Santos informou que na última quarta-feira (13) foi verificada, pontualmente com alguns usuários e em determinados horários, a resposta de chamado telefônico com gravação em inglês. A Secretaria lamentou o ocorrido e informou que a empresa terceirizada responsável pelo call center foi notificada a esclarecer a situação e resolver o problema.
A Reportagem ligou no telefone em questão às 10h15 da manhã desta sexta (15) e o menu eletrônico estava normal (em português).