Cotidiano

Montagem da estrutura do Cubatão Danado de Bom segue em ritmo acelerado

Esquema especial de segurança e de trânsito será colocado em prática durante os quatro dias do festival, que começa no próximo dia 13/11

Publicado em 06/11/2014 às 15:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A pouco mais de uma semana do início do maior festival nordestino fora do Nordeste, o Cubatão Danado de Bom, a montagem da estrutura da 3ª edição do evento segue em ritmo acelerado no Kartódromo Municipal. E o espaço já começa a ganhar forma para receber grandes nomes da música brasileira, como Pitty, Fagner, Falamansa, Magníficos, Tribo de Jah, entre outras atrações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Aproximadamente 80 pessoas trabalham cerca de oito horas por dia para deixar tudo pronto a tempo para a festa, que começa no próximo dia 13 e vai até 16 de novembro.

Uma grande estrutura foi pensada para o evento. A novidade este ano é o Espaço Infantil, de 450 m², que contará com brinquedos em eucalipto. Parte do local será climatizada e outra contará com gramado para a criançada sentar no chão e ficar à vontade para brincar. Os pais poderão ficar despreocupados, pois o lugar contará com monitores e contadores de história e será tudo fechado com vidros. Que estiver na praça de alimentação ou na arena poderá ver tudo o que acontece lá dentro.

A estrutura do Danado de Bom também será composta por um palco principal com 200 metros quadrados, que receberá dois grandes shows por noite; um camarote com 300m²; e a cidade cenográfica, sempre um sucesso, retratando uma vila matuta do sertão nordestino, num espaço de 1.500m². Lá estará a Casa do Artesão, onde o pessoal ligado à Fábrica da Comunidade e artesãos de outros municípios poderão comercializar suas peças criadas com inspiração na cultura nordestina.

Continua depois da publicidade

Além disso, haverá uma praça de alimentação de 1.500m², onde ficarão restaurantes de comidas típicas nordestinas e um espaço de 300 m², ao lado do palco principal, onde serão montadas 11 barracas (dez de entidades assistenciais e uma do Fundo Social de Solidariedade). Ali serão servidos lanches, churrasco, salgados, iguarias derivadas do milho, sopas e caldos, porções, sorvetes, doces e bebidas.

A montagem da estrutura da 3ª edição do evento segue em ritmo acelerado (Foto: PMC)

Para construir toda essa estrutura, serão necessários 1.200 palets para piso, 1.200 chapas de compensado para piso e 450 chapas de compensado para cenografia. A fim de garantir que não haverá falta de energia, cinco geradores serão instalados no local (três de 250 KVAs, um gerador de 150 KVAs e outro de 80 KVAs).

Continua depois da publicidade

Infraestrutura e segurança - Moradores da região e turistas de várias cidades paulistas e até de outros estados brasileiros devem lotar o Kartódromo Municipal. Pensando nisso, um grande esquema de segurança foi montado pela organização do evento para funcionar dentro do Danado de Bom e nos arredores.

Em reunião realizada nesta terça-feira (4) na Prefeitura de Cubatão, representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros definiram junto à organização do Festival, um esquema de segurança ostensivo.

Pelo menos 130 homens da segurança particular e da patrimonial da Prefeitura estarão presentes na entrada principal e nas saídas do Kartódromo. Entre as medidas preventivas de segurança estão: o uso de detectores de metal e de catracas para registrar com exatidão a quantidade de pessoas que entrarem no Cubatão Danado de Bom.

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar fará patrulhamento diário no local do evento, com a presença de policiais do efetivo de Cubatão e apoio de oficiais de outras cidades da região, com viaturas e motos. Quatro praticáveis serão instalados em locais estratégicos, dentro do Kartódromo, permitindo que esses policiais tenham uma ampla visão do espaço dos shows. A Polícia Civil vai reforçar o plantão de atendimento na Delegacia Sede nos quatro dias de evento.

Já o Corpo de Bombeiros fará toda a parte de inspeção pré-evento e também irá manter equipes de plantão, inclusive dentro do festival, com 15 brigadistas. A arena do Danado de Bom contará com seis saídas de emergência, posto de médico com duas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e posto do Conselho Tutelar.

Esquema especial no trânsito - Por conta do grande número de carros circulando pelo município nos dias do evento, várias ruas e avenidas próximas ao Kartódromo serão interditadas. Serão espalhadas pela cidade placas indicativas sobre como chegar ao evento, assim como faixas mostrando rotas alternativas para os motoristas.

Continua depois da publicidade

Nos quatro dias do evento, serão interditadas as seguintes vias: Rua Embaixador Pedro de Toledo até a Rua Joaquim Miguel Couto (na quadra do Kartódromo); Rua Bernardo Pinto (lateral do Kartódromo); Rua Manoel Jorge, entre a Praça da Bíblia, Rua Joaquim Miguel Couto; Rua Dr. Fernando Costa entre a Av. Joaquim Miguel Couto e Rua Bernardo Pinto; Av. Joaquim Miguel Couto, entre as Ruas Embaixador Pedro de Toledo e Rua Ana Neri. A Rua Ana Neri ficará liberada apenas para trânsito de moradores.

O Festival de Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom é realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão. Conta com apoio da Usiminas e do Unimonte. Tem apoio institucional do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, e parceria com a Associação dos Artistas.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software