Cotidiano
Criada por companhia bauruense, a apresentação "Senda" busca reflexão sobre definição da identidade e essência de ser brasileiro
'Senda' busca trazer reflexão sobre a definição de identidade e essência de ser brasileiro / Divulgação
Continua depois da publicidade
O município de Mongaguá será palco do espetáculo de dança contemporânea “Senda”, criado pela companhia bauruense Sigma Cia. de Dança. Serão duas apresentações no domingo, 15 de setembro, às 16h e 19h, no Centro Cultural Raul Cortez. A entrada é gratuita.
Com direção e coreografia de Karen Teixeira e Fran Manson, “Senda” busca trazer reflexão sobre a definição de identidade e essência de ser brasileiro, revisitando questões ancestrais e questionamentos contemporâneos.
Continua depois da publicidade
“Cada um dos 15 bailarinos intérpretes tecem sua própria história que, mesmo sendo contada de forma individual, se comunica com o todo. Cada caminho se entrelaça com o do outro em uma relação e uma conexão, assim como a vida”, detalha Karen Teixeira, diretora da Cia de Dança.
Além do espetáculo, Talita Neves - produtora da companhia - ministrará uma oficina de produção de espetáculo de dança, onde os participantes poderão conhecer mais sobre o tema. A oficina será no domingo, 15 de setembro, às 14h, também no Centro Cultural Raul Cortez. É voltada para pessoas interessadas no tema. As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/5iCoUCA2MZxBsdTK6.
Continua depois da publicidade
O espetáculo Senda será realizado neste domingo, 15 de setembro, em dois horários, às 16h e 19h, no Centro Cultural Raul Cortez (Avenida São Paulo, 3465, Balneário Umurama). A entrada é gratuita. Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes das apresentações na bilheteria do local. Mais informações pelo Instagram @ciasigma.
A realização do projeto é da companhia Sigma Cia. de Dança, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo do Estado de São Paulo, com produção da Alumia Criativa.
“Dentro de cada brasileiro desponta a sensação sui generis de pertencimento à nação, e por seu caráter imanente aos indivíduos, não existe separado das experiências destes. Mas o que define a identidade, a essência brasileira? Senda revisita questões ancestrais ao mesmo tempo que traz à tona diversos questionamentos contemporâneos, afunilando ao microcosmo das histórias pessoais. Nesta grande trama construída a partir de cada escolha de nossa trajetória, muitas vezes imposta, buscamos a liberdade de compor e tecer nossas possibilidades. Entre realidades e utopias, existimos e resistimos às interseções desses fios, alargando esse caminho estreito.”
Continua depois da publicidade
O trabalho “Senda” foi desenvolvido pela Sigma Cia. de Dança a partir da orientação artística de Ló Guimarães (artista-orientadora do Programa de Qualificação em Artes). Integrou a programação da “7ª edição da Mostra de Dança" do programa em novembro de 2022 na cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP). Na sequência, o espetáculo abriu a programação da Noite de Gala do Festival da Sigma 2022, realizado no Teatro Municipal de Bauru.
Em 2023, “Senda” foi contemplado no edital de circulação de espetáculo de dança pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo e por isso, em 2024, passará por cinco cidades do interior com a proposta de promover a apresentação e uma oficina. Todas as atividades serão gratuitas.