Continua depois da publicidade
O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, chegou a Teerã nesta quarta-feira para ampliar as relações diplomáticas com o Irã. Essa é a visita de mais alto nível de uma autoridade francesa ao Irã em 12 anos. Fabius entregou um convite para o presidente do Irã, Hassan Rouhani, para visitar o presidente da França, François Hollande, em novembro.
A viagem ocorre depois do acordo nuclear selado entre o Irã e potências ocidentais neste mês, que reduzirá as sanções impostas ao país em troca de limites sobre a capacidade iraniana de desenvolver armas nucleares durante os próximos dez anos.
Continua depois da publicidade
Durante anos Fabius foi um dos principais críticos entre os representantes dos cinco países que negociaram o acordo nuclear com o Irã. No entanto, hoje ele mostrou um tom conciliatório. "Essa visita é um novo começo", disse o ministro francês em entrevista à imprensa em Teerã, segundo informações da agência de notícias semioficial Iranian Students. "Nós queremos retomar nossas relações com o Irã", declarou.
Durante a visita à capital iraniana Fabius se reunirá com Rouhani e com o ministro de Relações Exteriores local, Javad Zarif, entre outras autoridades.
Continua depois da publicidade
Fabius afirmou que pretende cimentar os laços políticos entre os dois países, e não tratar de interesses econômicos da França no Irã. Teerã e Paris estão combatendo militantes extremistas do Estado Islâmico para evitar que eles dominem o Iraque - a França com ataques aéreos e o Irã com apoio para o governo xiita iraquiano. "A França e o Irã compartilham interesses no combate ao terrorismo e ao extremismo", disse Fabius.
Continua depois da publicidade