Cotidiano

Ministro da Saúde inaugura UPA do Parque São Luiz neste sábado em Cubatão

Alexandre Padilha participará de entrega da Unidade de Pronto Atendimento, que localiza-se na Rua Joel Gonçalves de Oliveira, s/nº

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/12/2013 às 17:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Cubatão inaugura neste sábado (14), às 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento "Professor Dr. Mário Ruivo". A solenidade contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A UPA localiza-se na Rua Joel Gonçalves de Oliveira, s/nº, ao lado da Creche do Parque São Luiz.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Idealizadas pelo Governo Federal, as UPAs funcionam 24 horas por dia e são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que realiza o treinamento dos profissionais que trabalharão na unidade e organizará o fluxo de atendimento no local, encaminhando o paciente ao serviço de saúde adequado à situação, de forma integrada com as outras unidades de saúde da Cidade.

O objetivo principal é ampliar a oferta de saúde e diminuir a alta demanda do Pronto Socorro Central, já que a UPA poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com uma estrutura eficiente, o local contará com dois emergencistas, equipamentos de Raio X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

A UPA do Parque São Luiz será inaugurada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha (Foto: Serafim Neto/PMC)

Continua depois da publicidade

Protocolo de Manchester - De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Yoshimura, a inauguração da UPA marcará o início oficial da adoção do Protocolo de Manchester no Município.

Aplicado pela primeira vez em 1997, na cidade inglesa de mesmo nome, o sistema será adotado progressivamente em todo o País, e Cubatão é uma das primeiras cidades a implementá-lo. "Após uma triagem baseada nos sintomas, os pacientes são classificados por cores, que representam o grau de risco e o tempo de espera recomendado para atendimento. Aos doentes com patologias mais graves é atribuída a cor vermelha, atendimento imediato; os casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de dez minutos; os casos urgentes, com a cor amarela, têm um tempo de espera recomendado de 60 minutos. Os doentes que recebem a cor verde e azul são casos de menor gravidade (pouco ou não urgentes) que, como tal, devem ser atendidos no espaço de duas e quatro horas", explica o titular da secretaria de Saúde, que também informa que posteriormente esse sistema será implantado também no PS Central e Infantil.

PS do Casqueiro

Continua depois da publicidade

Simultaneamente à inauguração da UPA, o Pronto Socorro do Jardim Casqueiro será desabilitado. "A população do Casqueiro e região deverá procurar a UPA, que receberá todo o corpo médico e profissional do pronto-socorro e começa a atender já neste sábado. Na área do PS, será construída uma nova UBS, com maior capacidade de atendimento", diz Yoshimura.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software