Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos registra uma redução média de 60% nos acidentes de trânsito envolvendo cruzamentos, desde que foram implantadas minirrotatórias nos locais com considerável índice de ocorrências. O levantamento foi divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), que comparou o número de incidentes antes e após a instalação dos equipamentos em um período de até sete anos.
Segundo a CET, a diminuição dos acidentes chegou até 90% em alguns pontos, como no caso do cruzamento entre as ruas Pasteur e Paraguai, que apontou queda de 97,67% nos últimos sete anos. No trecho, o choque entre veículos passou de 86 para 2.
Outro cruzamento que apontou número significativo na redução de acidentes após a implantação de minirrotatória é o ponto de encontro entre as ruas Frei Francisco Sampaio e Delfim Moreira, no Embaré. Lá, as ocorrências caíram 96,30% nos últimos três anos, porcentagem equivalente à redução de 27 casos para apenas 1.
O levantamento da redução do número de acidentes em outros cruzamentos da Cidade pode ser visto no quadro ao lado.
Continua depois da publicidade
Para a CET, a pesquisa realizada recentemente confirmou a eficácia do equipamento para a segurança dos motoristas nas interseções viárias.
No total, o Município soma 39 rotatórias e outras cinco já estão programadas.
Continua depois da publicidade
Segundo a CET, as minirrotatórias são implantadas em cruzamentos de vias de baixo fluxo de trânsito e considerável índice de acidentes, onde não se justifica a colocação de semáforo. São sinalizadas com placa de regulamentação ‘Dê a preferência’, indicando que o motorista deve dar a prioridade de passagem aos veículos que já estiverem trafegando por ela.
Locais das rotatórias e queda do número de acidentes
Pasteur x Paraguai (97,67) – 86 para 2 (sete anos)
Frei Francisco Sampaio x Delfim Moreira (96,30%) - 27 para 1 (três anos)
República Argentina x Paraíba (93,33%) - 15 para 1 (quatro anos)
Ministro João Mendes x Benjamin Constant (85,29%) - 34 para 5 (cinco anos)
Jurubatuba x Primeiro de Maio (81,25%) - 32 para 6 (seis anos)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade