Cotidiano
Neste contexto, foram discutidos desde como planejar a sua própria empresa com os seguintes tópicos: O que é planejar? Quando planejar e para quem planejar? Saber negociar e lidar com o público também foram tópicos trabalhados
Continua depois da publicidade
Estimulando os microempreendedores a planejar e compreender o funcionamento de suas empresas, a Prefeitura de Guarujá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram, na última quinta-feira (3), a oficina Sei Planejar, na Escola de Governo e Gestão Pública da Prefeitura.
Neste contexto, foram discutidos desde como planejar a sua própria empresa com os seguintes tópicos: O que é planejar? Quando planejar e para quem planejar? Saber negociar e lidar com o público também foram tópicos trabalhados.
Continua depois da publicidade
De acordo com a gestora do Sebrae, Ana Maria Monteiro, a iniciativa mostra o quanto as oficinas ajudam os microempreendedores. “Essas ações são importantes para que eles se organizem e mantenham suas empresas abertas. Isso ajuda muito no crescimento da empresa e também a não fechar as portas nesses momentos de crise”, disse.
Ana Maria disse ainda que, para manter uma empresa aberta, não é necessário apenas ser trabalhador e esforçado, o importante mesmo é a pessoa se planejar para seu negócio dar certo.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador do Banco do Povo de Guarujá, Dario Salgado, a capacitação dos microempreendedores é muito importante para que possam manter sua empresa e diminuir o risco do estabelecimento fechar.
O microempreendedor Cícero Francisco disse que trabalha há três anos por conta própria e nesse meio tempo conseguiu montar duas lojas. “É sempre bom estar renovando nossos conhecimentos para que possamos melhorar em algo que estávamos pecando e, por fim, conseguir administrar a empresa em meio a tanta crise”, contou.