Diferentemente de outros momentos do ano, a primavera conta com uma característica que tende a aumentar a intensidade da chuva / Nair Bueno - Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Com um inverno pouco rigoroso neste ano e com um frio menor do que o normal, a chegada da primavera, nesta sexta-feira (22), tem a previsão de calor acima da média neste início de estação. A explicação é do meteorologista Franco Gasol, que também afirma que o El Niño é o responsável pela constância de calor na região sudeste do Brasil.
Em entrevista dada ao Diário do Litoral, Gasol afirmou que os primeiros momentos da nova estação devem seguir o padrão vivido nos últimos dias. “Os sistemas de chuva estão mais restritos ao Sul do país e já há alguns dias não avança nenhuma frente fria a partir do Sul para mudar a condição de tempo no Brasil central, Sudeste, Centro-Oeste, etc. Com isso, uma massa de ar quente foi se reforçando e agora atua sobre essas regiões. Essa condição ainda deve continuar no restante da semana”, explicou.
Continua depois da publicidade
Ele também explica que a Baixada Santista, assim como todo o litoral do Estado, é naturalmente quente, mas a umidade do mar faz com a nossa atmosfera seja mais úmida, amenizando as variações térmicas.
Além disso, o especialista afirma que o alerta vale para outras regiões de São Paulo. “No caso dessa onda de calor atual que o Brasil vai passar, as maiores temperaturas e o tempo seco vão ocorrer principalmente em cidades do interior, e não aqui no litoral”, explicou.
Continua depois da publicidade
Época das tempestades
Diferentemente de outros momentos do ano, a primavera conta com uma característica que tende a aumentar a intensidade da chuva.
Desse modo, após o inverno, uma época com chuvas mais fracas, com o passar do tempo e com a evolução natural da nova estação, é comum que as tempestades, chuvas de alta quantidade de água e que tem a companhia de raios, virem presenças ilustres no dia a dia.
Continua depois da publicidade
Cuidados com o calor
Segundo Gasol, a principal orientação para os dias de calor é em relação à hidratação.Além de beber água, também é necessário tomar cuidado com a execução de atividades físicas em horário de extremo.
Ainda segundo o meteorologista, o intervalo de tempo entre às 10h e às 15h costuma contar com índices mais baixos de umidade relativa do ar, o que pode gerar mais problemas à saúde.
Continua depois da publicidade