Continua depois da publicidade
Preservar os relatos dos principais expoentes artísticos e militantes da cultura negra. Este é o mote do projeto municipal Memória Viva, iniciativa da Secretaria da Cultura de São Vicente com a Sumira - Superintendência de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial de São Vicente. Nele, mensalmente um convidado terá seu relato gravado em bate-papo aberto a comunidade. O primeiro será o Mestre Sombra, neste dia 23, às 10 horas, na Casa da Cultura Afro-Brasileira (Rua Dona Anita Costa, s/nº, Vila Voturuá).
Roberto Teles de Oliveira, o Mestre Sombra da Capoeira Angola, nasceu em Santa Rosa de Lima (Sergipe) em 1941. Migrou para a Baixada Santista em 1962, sendo que a partir do ano seguinte passou a se dedicar à capoeira em Santos. Após dez anos, com o falecimento do Mestre Olívio Bispo da associação então chamada Bahia do Berimbau - Zumbi, passou a coordenar a entidade que, futuramente, seria chamada de Academia de Capoeira Senzala.
Assim, já formou várias gerações de professores e mestres da arte, e tem visto sua obra ser reconhecida tanto no Brasil quanto em vários países das Américas e da Europa. Além de seu extenso trabalho dedicado à capoeira, Mestre Sombra participou também na coordenação do Conselho da Comunidade Negra de Santos. e viaja para várias localidades do Brasil, Europa e Américas, apoiando seus ex-alunos no ensino da arte marcial brasileira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade