Cotidiano

Mercosul tentará fixar data para troca de ofertas com UE, diz ministro

O chanceler brasileiro informou que conversou por telefone com Cecilia Malmström e expressou o apoio do Brasil ao esforço do Mercosul para realizar a troca ainda este ano

Publicado em 08/11/2015 às 15:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Brasil quer definir a troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia (UE) na última semana de novembro ou primeira de dezembro, informou nesta quarta (4) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. De acordo com Vieira, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizada, que atualmente ocupa a presidência do Mercosul, viajará para a Bélgica ainda este mês para reuniões com autoridades da UE e acordar uma data específica para a troca. As informações são da Agência Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Ele vai à Bélgica se reunir com a comissária de Comércio, Cecilia Malmström, e outras autoridades da UE para estabelecer uma data. Do ponto de vista do Mercosul e do Brasil, nosso interesse é que o encontro para troca de ofertas se realize ainda este ano", afirmou Vieira após reunião da Camex (Câmara de Comércio Exterior), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Diretor do metrô de Londres aprova espaço das estações em SP

• Papa chama de 'ato deplorável' vazamento de documentos do Vaticano

• Myanmar tem primeira eleição livre em 25 anos

O chanceler brasileiro informou que conversou por telefone com Cecilia Malmström e expressou o apoio do Brasil ao esforço do Mercosul para realizar a troca ainda este ano. "Tive contato faz umas três semanas. Disse que estávamos prontos para a troca de ofertas", declarou Mauro Vieira.

Em junho, Mercosul e União Europeia haviam combinado realizar a troca no último trimestre deste ano. A oferta de cada bloco econômico deve trazer uma lista de produtos que poderão ter tarifa zerada. Segundo o Itamaraty, para serem consideradas satisfatórias, é esperado que as ofertas desonerem de 85% a 95% do volume do comércio entre as partes.

Continua depois da publicidade

As negociações para um acordo entre Mercosul e UE começaram no fim da década de 1990 e, desde então, avançam de maneira inconsistente. Em 2004, chegou a ocorrer uma troca de ofertas entre os blocos, que não resultou em acordo.

Em 2010, as negociações foram retomadas, mas a troca de ofertas agendada para 2013 acabou não ocorrendo.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software