Continua depois da publicidade
Sete supermercados da Região foram autuados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), durante a Operação Pente Fino, realizada entre novembro e dezembro deste ano. Cinco deles são em Santos e dois ficam em Praia Grande, seis são unidades do Extra e um pertence à rede Krill. Segundo o instituto, os supermercados informaram preços irregulares nas embalagens de produtos natalinos.
O número de locais autuados corresponde a 41,18% dos 17 estabelecimentos da Baixada Santista (os locais não foram divulgados) que foram fiscalizados pelo órgão do Governo do Estado. Confira quais supermercados foram autuados no site do Diário do Litoral (www.diariodolitoral.com.br).
Durante a operação, os fiscais percorreram supermercados de pequeno, médio e grande portes das cidades a fim de verificar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto. Foram analisados produtos como panetone, peru, pernil, lombo, bacalhau, chester, frutas secas, queijos, entre outros.
Os comerciantes receberam autuação e têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras, a fim de identificar irregularidades em produtos.
Continua depois da publicidade