Continua depois da publicidade
A pobreza, a sujeira nas calçadas, o aspecto de abandono e a sensação de falta de segurança podem estar com os dias contados na Vila Nova, pois o entorno do Mercado Municipal de Santos receberá investimentos da ordem de R$ 50 milhões.
O conjunto de obras para a região, que inclui a revitalização do bairro, uma policlínica e uma estação de embarque e desembarque do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foram anunciados na manhã de ontem pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no Mercado Municipal, por ocasião do aniversário de 66 anos do equipamento público.
“Nós temos um conjunto de obras para resgatar o Mercado Municipal. Obras do entorno, obras que já estão em andamento como o Parque Tecnológico, o Centro Cultural Esportivo, todo o processo de urbanização do bairro e a pavimentação da Rua Marechal Pego Junior”, declarou o Paulo Alexandre.
O bairro também terá a sua primeira policlínica. “Vamos iniciar na semana que vem a construção da policlínica da Vila Nova”, disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
Paulo Alexandre destacou ainda a mudança no traçado do VLT que terá uma Estação no Mercado Municipal. O prefeito explicou que o trajeto foi alterado da Avenida Conselheiro Nébias para a Rua Campos Melo, passando pela Rua Dr Cochrane, Mercado Municipal até o Valongo. “A mudança vai nos permitir trazer o VLT para a porta do Mercado Municipal, isso é um ganho, porque vai atrair o maior número de pessoas”, observou.
O prefeito também citou a “a ampliação da Vila Criativa com os recursos do Baile Oficial da Cidade e também a Escola Pública de Cinema, que vai ser construída aqui no Mercado. Já temos o projeto definido e ano que devemos começar as obras”. A Vila Criativa será no local onde hoje funciona a Coordenaria de Equipamentos de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Assistência Social, em frente ao Mercado Municipal.
Questionado sobre os investimentos, Paulo Alexandre afirmou que os R$ 50 milhões já estão garantidos por meio de convênios com os governos estadual e federal.
“Essa urbanização vai contribuir para a segurança aqui do Mercado e entorno. Esse é o objetivo com as intervenções que vamos fazer. E também vamos investir em monitoramento e ampliação da Guarda Municipal”, finalizou.
Continua depois da publicidade
Quiosques
Outra novidade na Vila Nova será a construção de quatro quiosques nos mesmos moldes da orla, próximo à Estação das Catraias, onde hoje existem alguns carrinhos de lanches.
Continua depois da publicidade
Permissionários
Os anúncios feitos pelo prefeito animaram a permissionária Odete Ferreira, que vende frutas há cerca de 50 anos no Mercado Municipal. “Vai trazer mais gente, vai ter mais segurança. Hoje as pessoas não vêm para cá porque têm medo”, afirmou.
Já o permissionário João Takemi Tamashiro não tem tanta esperança. “Estou aqui há 20 anos e já ouvi muitas promessas de revitalização do Mercado. Só vou acreditar quando acontecer. E quando acontecer é claro que vai ser bom para nós aqui, mais movimento”, comentou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade