Cotidiano

Menos vagas gratuitas para estacionar em São Vicente

Prefeitura vai implantar novo sistema informatizado a partir de junho. Agentes continuarão aplicando as penas aos motoristas que desrespeitarem as normas de trânsito

Publicado em 07/01/2015 às 10:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A partir de junho será mais difícil encontrar uma vaga para estacionar o carro em São Vicente sem pagar o estacionamento rotativo. A Prefeitura deve aumentar o número dessas atuais 1.600 vagas para 2 mil, especialmente nos bairros da orla e do Centro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A mudança está inserida em um projeto alterando o sistema de controle de vagas. A Administração Municipal promete implantar um modelo “eletrônico informatizado e automatizado para o controle e aferição do uso remunerado de vagas de estacionamentos rotativos”.

Para efetuar as alterações, a Prefeitura abriu uma concorrência pública para definir a empresa responsável por implantar o novo sistema. As firmas interessadas em explorar o serviço têm de apresentar a documentação até as 9h45 do próximo dia 19 na Secretaria dos Assuntos Jurídicos. Já há empresas interessadas, conforme revela o secretário de Transportes, Raimundo Oliveira.

Segundo explicou o titular da pasta, o atual sistema de zona azul (no qual o cartão de uma hora custa R$ 2,00) será mantido, mas serão eliminados os das zonas verde e laranja (cartão de duas horas por R$ 1,00).

Continua depois da publicidade

 >AMPLIAÇÃO - Número de vagas com estacionamento regulamentado será de 2 mil (Foto: Luiz Torres/DL)

Além da zona azul, o motorista contará com dois tipos de sistema: um por cadastro pela internet e outro por aplicativo no celular. Sensores colocados nas vias vão identificar a placa do carro e o tempo de permanência na vaga. “Quem está acostumado a deixar o carro na mesma vaga por muito tempo, vai ter de tirar o veículo e buscar outra vaga quando tiver terminado o horário”, destaca Raimundo Oliveira.

O secretário chega até a admitir que o sistema informatizado vai resultar em uma maior arrecadação para os cofres municipais, mas alega que esta não será a principal função do modelo a ser implantado. “A receita é, de fato, pequena hoje. Mas o novo sistema vai melhorar a fiscalização”.

Continua depois da publicidade

Edital com 91 páginas

O edital da concorrência pública é minucioso, contendo 91 páginas. Ele informa, por exemplo, que a empresa concessionária será encarregada de instalar e conservar os equipamentos e softwares empregados no sistema “sem ônus para o Município” e implantar a sinalização viária (horizontal e vertical) necessárias à nova operação.

Os agentes da Secretaria de Transportes vão continuar fiscalizando e aplicando as penalidades aos motoristas que desrespeitarem as normas de trânsito.

Continua depois da publicidade

Raimundo Oliveira não garantiu, durante a entrevista ao Diário do Litoral, que o valor para estacionar nas ruas e avenidas de São Vicente será mantido. “Tudo vai depender do resultado da licitação. A fiscalização será melhorada”.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software