Atualmente, Borá conta apenas com 907 habitantes / Divulgação
Continua depois da publicidade
Borá, localizada no interior de São Paulo, é considerada oficialmente a menor cidade do Brasil. Nesta segunda-feira (31), o município completa 60 anos de uma imensa história.
Atualmente, Borá conta apenas com 907 habitantes. Em relação ao último censo realizado houve um aumento considerável de 12,7%, partindo de 805 até esse novo montante.
Continua depois da publicidade
Há pouco mais de uma década, a cidade é a segunda mais populosa do território brasileiro. No momento, ela só perde para Serra da Saudade (MG), que computou 833 pessoas.
Antes de 2017, a grande maioria dos nascidos na região eram registrados na cidade vizinha. Os boraenses só passaram a ser maioria depois da alteração de uma lei e a construção de uma maternidade municipal.
A rede escolar de Borá também é bem pequena. Até o momento, ela possui apenas uma escola estadual e uma EMEI. As salas são compostas por turmas de até 6 alunos e chegando uma máximo de 20 estudantes.
Continua depois da publicidade
A simplicidade também é viste da na área de saúde. O município conta também com uma unidade médica. Em casos mais graves, os pacientes são enviados a cidades maiores como paraguaçu paulista.
Somado a isso, o transporte público também é reduzido, obviamente. A única linha atuante é a intermunicipal. O itinerante faz a rota até Paraguaçu paulista e de forma totalmente gratuita une as cidades em 18 km.
Borá é uma cidade do interior de São Paulo, a segunda menor do Brasil e que é perfeita para fugir do caos .
Continua depois da publicidade
Localizada a aproximadamente 500 quilômetros da capital paulista, Borá é um município marcado pela simplicidade e pelo ritmo desacelerado, uma realidade bem diferente das grandes metrópoles.
Embora tenha um número reduzido de moradores, a cidade preserva características que a tornam especial e um exemplo de resistência às mudanças que o tempo e o progresso impuseram às grandes cidades