Arthur de Araújo tem 12 anos e é apaixonado por ônibus / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
Entre milhões de usuários das linhas gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), algumas histórias trazem ainda mais significado e sentido ao papel do transporte metropolitano. Uma delas é do Arthur de Araújo, um passageiro de 12 anos que demonstra sua paixão por ônibus montando miniaturas de coletivos com papelão.
Continua depois da publicidade
Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 4 anos, Arthur sempre demonstrou muitas habilidades artísticas e, aos 6, já fazia rabiscos de ônibus. Morador de São Bernardo do Campo (SP), o pequeno passageiro utiliza as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para os compromissos diários.
“Essa rotina no transporte público contribuiu para despertar a paixão dele pelos coletivos”, comenta Maria Aparecida Lopes, 50 anos, mãe de Arthur. “Os rabiscos foram evoluindo cada vez mais para desenhos detalhados com rodas, janelas, e assim, gradativamente. Começou a assistir vídeos na internet, foi se aprimorando e então surgiu o interesse em fazer algo diferente, os modelos em papelão”, conta Maria.
Continua depois da publicidade
Neste mês marcado pela campanha Abril Azul, que busca conscientizar e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a EMTU convidou o minibusólogo a uma visita na garagem da NexMobilidade, em São Bernardo do Campo, para conhecer de perto a operação e manutenção dos veículos.
Arthur acompanhou os bastidores do transporte metropolitano, conhecendo a valeta, borracharia, funilaria, a limpeza dos coletivos, além de embarcar e dar um passeio em um ônibus personalizado pela NextMobilidade, adesivado em apoio à campanha Abril Azul. Na ocasião, o pequeno passageiro ganhou da EMTU um modelo impresso de ônibus para fazer a montagem.
Continua depois da publicidade
“O Artur é um menino muito amável e com habilidades incríveis. Busco acolher esse trabalho dele, pois é um dom que pode encaminhá-lo para essa área que ele tanto ama”, conta, com orgulho, a mãe da criança.
Os ônibus montados pelo minibusólogo Arthur foram expostos no Terminal Metropolitano Diadema da EMTU, na 13ª edição do Expominis – projeto que reúne réplicas em miniatura de ônibus para oferecer aos passageiros um pouco de conhecimento sobre a história do transporte público e seus bastidores. No evento, Arthur ganhou da NextMobilidade e da EMTU uma camisa de motorista e cordão para crachá.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade