Cotidiano

Meio Ambiente substitui nove árvores na Praça Faria Lima, em Guarujá

A ação preventiva foi planejada com objetivo de antecipar prováveis acidentes de queda

Publicado em 02/04/2013 às 14:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá substituiu, na quarta-feira (27), nove árvores que haviam sido retiradas da Praça Fraia Lima, em Pitangueiras. A ação preventiva foi planejada com objetivo de antecipar prováveis acidentes de queda. As substituições foram feitas devido ao debilitado estado das árvores do gênero Albizia, conhecida como Farinha Seca.

As espécies escolhidas são nativas do bioma Mata Atlântica e promoverão, além da sombra e outros benefícios ambientais, uma florada de cores amarelo e lilás, contribuindo para o paisagismo local. São espécies rústicas e bastante adaptadas ao local, apresentando baixa infestação de pragas e doenças e pouco exigentes em nutrição.

Segundo a engenheira agrônoma da Prefeitura, Claudia Soukup, as árvores antigas corriam riscos pela infestação de doenças no caule, visivelmente comprometido. “Estas árvores foram plantadas há décadas e serão substituídas por mudas de Jacarandá (Jacaranda cuspidifolia) e Chuva de Ouro (Cassia ferrugínea), recebidas pela Semam, por de execução de compensações ambientais”, explica Cláudia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As substituições foram feitas devido ao debilitado estado das árvores do gênero Albizia, conhecida como Farinha Seca (Foto: Marcos Miguel/ Prefeitura Municipal de Guarujá)

Continua depois da publicidade

Para êxito do plantio, a população do entorno pode colaborar monitorando diariamente o desenvolvimento das mesmas e comunicando qualquer avaria que a elas sejam praticadas. Desta forma, os reparos poderão ser realizados o mais rápido possível.

Cuidado com as árvores

São considerados maus tratos ações como tombar as árvores, atear fogo, pintar o caule, remover as estacas e tutores, cortar indevidamente, despejar produtos químicos no solo, fixar pregos, placas e banners no caule. A colaboração da população é essencial para o novo processo de arborização da Cidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software