Cotidiano
Novo modal deve custar R$ 6 bilhões, sendo 86% do investimento dividido entre Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo de SP
A inauguração do Túnel Santos-Guarujá está prevista para 2028 / Divulgação/Governo do Estado
Continua depois da publicidade
Uma das obras mais aguardadas do Litoral de São Paulo, o Túnel Santos-Guarujá deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos. O novo modal, que irá ligar as duas margens da área portuária, terá um investimento de R$ 6 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP).
A licitação para a escolha da empreiteira que irá executar o projeto deve ser lançada no primeiro semestre deste ano. A inauguração do túnel está prevista para 2028. Ao todo, 86% do investimento será dividido entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o governo de SP. O restante do valor será custeado pela iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
O túnel foi a solução encontrada para uma dos maiores entraves logísticos da Região Metropolitana da Baixada Santista. A obra é desafiadora: além de submerso, o túnel terá 870 metros de extensão. Ele passará por baixo do Canal do Porto de Santos e ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.
O novo modal deve reduzir o tempo de travessia entre as duas cidades, além de integrar com o futuro Aeroporto Regional de Guarujá. Esta forma de travessia também não será afetada por neblinas, ressacas ou impactos de navios.
Continua depois da publicidade