Cotidiano

Médicos estrangeiros são recepcionados por Alberto Mourão

Reunião de boas vindas de dois médicos argentinos e um cubano aconteceu na tarde desta quarta (25)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/09/2013 às 00:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O prefeito Alberto Mourão recebeu os três profissionais do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Os dois argentinos e um cubano estiveram no gabinete do prefeito, acompanhados do Secretário Chefe de Gabinete, Cássio Navarro, Secretário de Saúde, Francisco Jaimez Gago e de um dos responsáveis pelo Programa no Município, Rodrigo França Gomes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Alberto Mourão parabenizou os médicos e os agradeceu por terem escolhido o município de Praia Grande para trabalhar. “Vocês vão encontrar uma boa estrutura para atuar, estamos construindo novas Unidades de Saúde da Família. A primeira a ser entregue será a do Bairro Esmeralda. No próximo ano, vamos construir mais unidades. Além disso, já começamos a reformar e reestruturar as unidades já existentes”, afirma.

O prefeito destacou a importância da saúde básica familiar e que pretende aumentar o número de equipes de Saúde da Família, que hoje são 47, atendendo cerca de 5 mil pessoas. “Queremos que cada equipe atenda em torno de três mil pessoas. Se o Governo Federal nos mandar os 27 médicos que solicitamos, já haverá uma grande melhora”.

Mourão disse ainda que, além das novas unidades e da ampliação e reforma das unidades já existentes, equipamentos novos devem chegar em toda a Rede Municipal, incluindo pronto-socorros e Cemas. “A Administração Municipal fará a sua parte, o Estado também tem que fazer a dele. O Ambulatório Médico de Especialidades, o AME, por exemplo, tem capacidade para 24 mil atendimentos/ mês e hoje atende uma média de oito mil pessoas por mês. Se este equipamento do governo do Estado operasse com sua capacidade total, não teríamos filas de espera”.

Continua depois da publicidade

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito (Foto: Divulgação/PMPG)

Durante a conversa, os médicos elogiaram o sistema de saúde da Cidade. “Aqui temos condições de trabalho, demos sorte de vir para esta Cidade”, disse o médico argentino Lucas Gabriel Canavoso. Já o cubano Ernesto Guzman Sanchez afirma que o sistema de saúde que estão conhecendo é bem parecido com os padrões internacionais. “Entre outros países, atuei na Espanha e não há muita diferença entre os sistemas de lá e os aplicados aqui”.

Mourão agradeceu o interesse dos médicos em trabalhar na Cidade e afirmou que eles terão ainda mais condições de trabalho e a população será beneficiada com uma das prioridades de seu governo na área da saúde: informatização da rede. “Com a informatização teremos condições de precisar onde estão os principais problemas, como o tempo de espera exato de cada procedimento e, com isso, solucionar de forma mais efetiva o problema”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software