Continua depois da publicidade
Chegaram à Praia Grande três médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Eles se apresentaram na segunda-feira de manhã na Secretaria de Saúde, onde foram acolhidos pela equipe local. No período da tarde, eles foram até as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Bairro Melvi e Samambaia, onde devem atuar, após a liberação de seus registros pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).
De acordo com o subsecretario de Assuntos Técnicos Assistenciais, Rodrigo França Gomes, esses profissionais passarão por treinamentos antes de atuarem nas Unidades de Saúde e visitarão outros locais, como, por exemplo, os pronto-socorros. “Eles vão passar por um período de capacitação, vamos fazer o possível para haver total integração entre eles e a Rede Municipal. Vamos fornecer todos os protocolos municipais, discussão de casos e todo o treinamento necessário”.
O médico argentino, German Parma, fez sua residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos, e deve atuar na Usafa do Samambaia. Ele afirma estar feliz de voltar ao Brasil e diz não ter maiores preocupações em atuar no país. “Eu vim porque meu filho mora aqui em Santos e terei a oportunidade de ficar perto dele, e também porque gosto de trabalhar com a população carente, eles são os melhores pacientes e quem trata melhor os médicos”.
Lucas Gabriel Canavoso, também argentino, diz estar confiante. “Vai ser como em qualquer outro lugar, já trabalhei na Argentina e na Espanha e acho que aqui é parecido e não vou ter problemas”, comenta.
Continua depois da publicidade
Além dos dois argentinos, a Cidade recebeu o cubano Ernesto Sanchez. “Eu atuava na Espanha e acredito que não terei problemas em trabalhar no Brasil”, disse.
Brasileiros
Continua depois da publicidade
De acordo com um dos responsáveis pelo Programa no Município, o médico Paulo Sérgio de Almeida Nascimento, a Cidade deve receber, em breve, mais uma profissional. “Estamos aguardando uma médica que vem do Pará. Ela aguarda apenas liberação da passagem aérea fornecida pelo Ministério de Saúde”, afirma. Ele diz ainda que esta profissional atuará na equipe da Usafa do Bairro Samambaia.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. O projeto prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Os médicos são convocados para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). As vagas são oferecidas primeiramente a profissionais brasileiros e, caso não sejam preenchidas, médicos estrangeiros podem se candidatar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade