Continua depois da publicidade
A uma semana do Natal, as ruas do Centro de São Vicente estão lotadas de pessoas em busca de presentes e lembranças para a família e os amigos. Conhecido como o maior centro popular de compras da Região, o local oferece opções para todos os gostos e bolsos. A expectativa é que a movimentação cresça ainda mais nos próximos dias.
“Ainda estou pesquisando, mas já vi que os preços estão bem em conta em relação a outros locais”, disse a dona de casa Vania Maria de Jesus. A moradora do Quarentenário, na Área Continental de São Vicente, disse que dará presentes variados para a família e que as roupas estão entre os principais artigos.
Acompanhada do marido, a auxiliar de serviços gerais Lucilia Santos Silva, que mora em Praia Grande, também optou pelo Centro de São Vicente para a escolha dos presentes. “Os valores estão variando. Estou em busca de roupas e o que me incomodou não foram os preços, mas os modelos”, afirmou.
A aposentada Maria Jesuína, de Praia Grande, aproveitou o compromisso em São Vicente para pesquisar as lojas. Ao contrário de Vania e Lucilia, esse ano ela vai optar pelas lembrancinhas. “O custo de vida está muito alto e a gente não sabe o que vem por aí em 2015. O jeito é pesquisar e comprar onde estiver mais barato”.
Continua depois da publicidade
O camelódromo é um dos locais mais procurados nesse período. Apesar da grande movimentação, a expectativa dos vendedores ainda é tímida. “Ainda não percebemos a loucura dos anos anteriores. O movimento está igual ao dos outros meses do ano. Esperamos o aumento nos próximos dias”, afirma Cícero da Silva dos Santos, que há 20 anos atua no local.
No camelódromo, os artigos mais procurados são os brinquedos e eletrônicos. Lá é possível comprar presentes a partir de R$ 20. Nas lojas, os produtos mais buscados são as roupas e os calçados.
Continua depois da publicidade
Os smartphones também estão nas listas dos presentes deste ano. Uma pesquisa realizada pelo Zoom (www.zoom.com.br), site comparador de preços e produtos, aponta que 76% dos consumidores vão optar pela compra deste produto. Em seguida vêm as TVs (48%) e os tênis (32%).
A expectativa da Associação Comercial de São Vicente é que o aumento nas vendas seja de 8% a 10%. Eletrônicos e eletrodomésticos estão entre os produtos mais comercializados.
Fiscalização
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Vicente informou que a Secretaria de Indústria, Comércio e Negócios Portuários (Secinp) e a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificaram a fiscalização na Cidade. A medida continuará por toda a temporada para coibir a presença de ambulantes sem alvarás, venda de produtos ilegais e outras irregularidades.
Neste mês, a GCM realizou 12 apreensões de ambulantes irregulares. Os principais produtos apreendidos são óculos de sol e camisetas de origem desconhecida. Em janeiro, o trabalho será intensificado.
A Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) reforçará a coleta de lixo e limpeza na Cidade neste fim de ano e durante a temporada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade