Continua depois da publicidade
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, hospitalizado desde sábado (8), por causa de nova infecção respiratória, está reagindo favoravelmente ao tratamento, disse hoje (12) o atual presidente, Jacob Zuma, no Parlamento.
“Tenho o prazer de anunciar que Madiba [apelido de Mandela] está respondendo melhor ao tratamento”, disse Zuma, dando assim, pela primeira vez nos últimos cinco dias, indicações positivas sobre o estado de saúde do ex-presidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993. “Estamos muitos felizes com este progresso, após os últimos dias, que foram difíceis”, acrescentou o presidente.
Zuma lembrou que hoje completam-se 49 anos da condenação de Mandela à prisão perpétua. “Nesse importante aniversário, nossos pensamentos vão para o presidente Mandela e para sua família”, ressaltou o chefe do governo. Ele apelou novamente ao povo sul-africano e à comunidade internacional para que “mantenham Mandela nos pensamentos e nas orações.”
É a quarta internação de Mandela desde dezembro, todas por causa de infecções respiratórias, problema que contraiu durante os 27 anos em que esteve preso devido à luta contra o regime segregacionista do apartheid.
Eleito em 1994, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Ele chegou ao poder quatro anos depois da sua libertação, nas primeiras eleições livres no país.
Continua depois da publicidade