Cotidiano

Malha cicloviária santista vai ser ampliada para 48,5 km

São as ciclofaixas que ligarão os bairros do Macuco, Vila Mathias e Vila Nova à região central e as que farão a comunicação entre os bairros da Zona Noroeste

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/10/2014 às 20:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Santos conta hoje com 33 km de ciclovias e mais 8,5 km em construção. A  prefeitura estuda para o próximo ano a construção de mais sete quilômetros de pistas, perfazendo um total de 48,5 km. São as ciclovias que ligarão os bairros do Macuco, Vila Mathias e Vila Nova à região central e as que farão a comunicação entre os bairros da Zona Noroeste.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O foco será a Avenida Campos Sales (1 mil metros) e Rua Silva Jardim (1,9 mil metros) e as avenidas Jovino de Mello  (2,5 mil  metros) e Afonso Schmidt (1,4 mil metros), além da Rua Aprovada 927 (260 m), que liga as avenidas Manoel Ferramenta Jr. e Haroldo de Camargo, cruzando a Afonso Schmidt.

As intervenções agregam benefícios como modernização do viário, repavimentação das vias, calçadas em concreto desempenado, acessibilidade com a construção de rampas em todas as esquinas e travessias de pedestres, além do nivelamento das calçadas e ampliação de áreas permeáveis na faixa de serviço das calçadas, junto à guia.

Canal 6

Continua depois da publicidade

Um dos exemplos em andamento é a ciclovia da Avenida Joaquim Montenegro (canal 6). Com 1,8 mil metros de extensão, interligando a praia ao porto, está 65% concluída. Os serviços seguem com duas frentes de trabalho, com um grupo concentrado nas proximidades da av. Pedro Lessa, responsável pela  execução do encabeçamento dos canais e fundações para passarelas de pedestres. “O outro grupo faz a demolição de calçadas no trecho entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Jurubatuba,  sentido Centro/praia”,  informa Rodrigo Monteiro, engenheiro da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), secretaria responsável pela obra.

A malha cicloviária santista vai ser ampliada para 48,5 km (Foto: Matheus Tagé/DL)

Outras obras

Continua depois da publicidade

Na Avenida Almirante Cóchrane (canal 5), operários trabalham no assentamento de guias e sarjetas e ciclovia no trecho entre as avenidas Afonso Pena e Epitácio Pessoa. A pista terá 1.950 de extensão, interligando as avenidas Bartolomeu de Gusmão (orla) e Perimetral (porto).

Já as obras da ciclovia da Avenida Siqueira Campos (canal 4) estão concentradas nas calçadas na Bacia do Macuco, sentido porto/praia e também na execução de sarjetas, entre a av. Almirante Tamandaré e  Rua Rodrigo Silva, sentido porto/praia. A obra prevê a construção de 2.750m de ciclovia, entre a orla e o porto.

No Centro, a obras da ciclovia na João Pessoa (1.600 m), devem ser concluídas até o final do mês. Depois de 15 dias de término das obras, começa a ser feita a sinalização. Já na Rua São Bento (300 m), resta apenas a sinalização.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software