Rua Guarujá tem duas frentes de obras / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Duas frentes de obras beneficiam a Rua Guarujá, no bairro Saboó, em Santos, que já está ganhando novas sarjetas, em trecho entre as vias Cananeia e Iguape e está tendo o passeio demolido, para receber concreto desempenado do projeto de acessibilidade Calçada para Todos, da Prefeitura de Santos, entre as ruas Iguape e Itanhaém.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A Rua Guarujá terá 1.405m² de nova pavimentação asfáltica e 835m² de passeios acessíveis, de acordo com Guilherme Wingerter, técnico em edificações da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), que integra a equipe de acompanhamento e supervisão das obras.
Essa é mais uma etapa da fase 2 de obras de melhorias no bairro, que envolve 12 vias e a Praça Ruy de Lugo Viña, e incluem construção de calçadas, novo asfalto e melhorias na rede de drenagem em algumas ruas.
Continua depois da publicidade
Os serviços já foram finalizados nas ruas Cananeia (entre São Vicente e Ernesto Fulgoso), Ernesto Xavier Krone, Ubatuba, Iguape (depois da Oswaldo de Carvalho de Rosis), Ernesto Fulgoso e Oswaldo de Carvalho de Rosis (após a Rua Iguape).
A nova pavimentação dessas vias será complementada com a pintura da sinalização viária.
ANDAMENTO
Já a Rua Caraguatatuba está com cerca de 60% dos serviços concluídos. Ela terá 2.504m² de renovação asfáltica, 2.075,5m² de novos passeios e duas rampas de acessibilidade, além de verificação das 11 bocas de lobo e dos 5 poços de visita.
Continua depois da publicidade
As obras ultrapassam 20% do projeto na Rua Babalorixá Vivaldo Pires de Carvalho, que ganhará 367,50m de sarjetas e igual metragem de meios-fios, 385,5m² de passeios acessíveis e 1.194m² de novo revestimento asfáltico, além de limpeza do sistema de drenagem e substituição de uma boca de lobo. Os seis poços de visita existentes na via também serão inspecionados.
A via também ganhará mureta estrutural, com 184,83 metros de extensão e cerca de 1,10 metro de altura, no interior do canal. “Parte dela, de aproximadamente 20 centímetros, ficará acima do nível do passeio”, adiantou Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, da Seserp, engenheiro civil responsável pela obra.
PROJETO
O projeto da Prefeitura também contempla, nessa Fase 2 do Saboó, as ruas Renata Agondi (1.480,5m² de renovação asfáltica e 779,5m² de novos passeios), Vivaldo de Almeida Nery (1.145m², 694m²) e Francisco Pedro dos Reis (1.098,5m², 852m²), além da Praça Ruy de Lugo Viña (3.254m², 869,5m²).
Continua depois da publicidade
A praça ganhará também cinco rampas de acessibilidade; a Rua Francisco Pedro dos Reis, quatro, e Vivaldo de Almeida Nery, duas. A construção dessas rampas complementa o projeto de acessibilidade que já foi realizado recentemente no Saboó, beneficiando inclusive algumas vias do projeto atual.
INVESTIMENTO
Os trabalhos têm prazo contratual de 15 meses, que expira no primeiro semestre de 2024, e estão a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública. O investimento é de R$ 8.848.174,26, sendo R$ 7.253.659.25 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (ex-Secretaria de Desenvolvimento Regional), do Estado, e o restante do orçamento municipal.