Continua depois da publicidade
Equipamentos de utilidade pública para benefício da comunidade, os contentores de lixo na cor verde, para descarte de detritos orgânicos, são alvo de vandalismo em toda a cidade. Rodas roubadas, tampas quebradas e até unidades incendiadas figuram entre os atos contra o bem público. Só neste ano já foram 1.102 equipamentos danificados e repostos pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), desde quando eles começaram a ser instalados, em agosto de 2011, até julho deste ano, foram 1.800 manutenções. No período, 42 unidades incendiadas tiveram perda total. O índice de depredação é maior na Zona Noroeste - foram 403 danificados entre agosto de 2013 e julho deste ano, seguida da região central (Valongo, Vila Mathias, Paquetá e Vila Nova). Eles são repostos em até 24 horas.
“É preciso entender que essa iniciativa contribui para a saúde da população, com a rapidez da coleta, a fluidez do trânsito e a estética urbana. Os atos de vandalismo geram prejuízo para a própria população e para a operação em si”, afirmou o assessor técnico da Seserp, Carlos Tadeu Eizo.
Atualmente são 2.900 contentores para restos de alimentos e embalagens espalhados pelos principais corredores comerciais e de serviços, avenidas e conjuntos residenciais. Do total, 1.958 estão na Zona Leste, 825 na Zona Noroeste, 75 na Área Continental e 42 nos morros. Em dois modelos, eles têm capacidade para 1.000 ou 700 litros. Os detritos devem ser embalados e lacrados em sacos plásticos, podendo ser descartados a qualquer hora do dia. A coleta é feita pela Terracom a partir das 6h30 e das 18h30.
Continua depois da publicidade
Cadeia de ações para uma cidade limpa
Entre abril e junho deste ano foram 270 solicitações de moradores para instalação de novos equipamentos. Quando há pedidos, uma análise técnica é feita para verificar a necessidade local. Com a meta futura de estender o número de unidades a todo o município, a iniciativa vem tendo o respaldo da ‘Cidade sem Lixo’.
“Desde que a campanha iniciou, observamos que o trabalho das equipes da Terracom no entorno do Mercado Municipal, por exemplo, diminuiu média de 1h, pois os comerciantes têm se adequado à legislação, depositando os resíduos corretamente. É uma cadeia de ações que resulta em um trabalho mais eficaz e uma cidade mais limpa”, disse Eizo.
Sustentadores laterais quebrados – 204
Continua depois da publicidade
Cano da tampa quebrado – 291
Tampas quebradas - 151
Corpo do equipamento quebrado – 254
Continua depois da publicidade
Rodas substituídas - 192
Contentores incendiados - 10
Total: 1.102
Continua depois da publicidade
Bairros já contemplados com equipamentos:
Zona Noroeste - Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Chico de Paula, Castelo, Piratininga, São Manoel, Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, São Jorge e Alemoa.
Zona Leste - Aparecida (BNH), Gonzaga e Boqueirão (área comercial), Campo Grande (próximo à Rua Carvalho de Mendonça), Pompeia, Vila Belmiro, Vila Mathias, Encruzilhada, Ponta da Praia, Jabaquara, Valongo, Vila Nova, Paquetá e entorno do Mercado Municipal, além da av. Pedro Lessa.
Área Continental - Caruara e Monte Cabrão
Morros - Santa Maria, São Bento e Nova Cintra
Caso haja alguma irregularidade, entrar em contato pelo telefone 0800 7708770, que consta no visual do equipamento. Denúncias também podem ser feitas na Ouvidoria Pública: 0800 112056.