Cotidiano

Mais de 70 animais são resgatados em situação de maus tratos em Itanhaém

Ação de resgate ocorreu na terça-feira (1º), no bairro Jardim Vergara, na casa de um idoso

Nayara Martins

Publicado em 02/10/2024 às 09:00

Atualizado em 02/10/2024 às 13:19

Compartilhe:

Animais se encontravam em um local de extrema sujeira, sem água e sem comida / Divulgação

Mais de 70 animais foram resgatados na tarde de terça-feira (1º), em situação de maus tratos, no bairro Jardim Vergara, em Itanhaém. Os animais estavam em condições de insalubridade, em meio a sujeira, sem água e sem comida, em uma casa de um idoso de mais de 70 anos, que morava sozinho com esses animais. 

No local foram encontrados mais de 70 animais, sendo 13 caprinos, 1 porca, 50 galinhas, 2 gatos, 3 cães adultos e 5 filhotes. 

A ação de resgate foi feita em conjunto entre a Associação Itanhaense de Proteção aos Animais (Aipa), a Polícia Ambiental e a Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Itanhaém.

A voluntária da Aipa Simone Mazza explica que a entidade já havia feito uma denúncia à Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal, na segunda-feira (30). 

"Os animais estavam em situação de extrema sujeira, doentes e sofriam maus tratos. O idoso chegou a matar um filhote de filhote de cabrito a pauladas", salienta. 

E foram encontrados em um lugar totalmente insalubre, sem higiene, com o acúmulo de fezes e de urina, proporcionando doenças aos animais, além de estarem sem água e sem comida.
Simone conta ainda que os caprinos podem estar com algumas doenças contagiosas, o que afeta as patas desses animais. 

"Os animais estão sendo levados para os sítios de algumas pessoas conhecidas que vão abrigá-los e de protetores. A maior parte dos animais de grande porte como as cabras, a porca e as galinhas já estamos encaminhando para algumas chácaras de amigos em Itanhaém", explica.  

A Aipa acionou ainda a Secretaria de Assistência Social do município para prestar assistência ao idoso, que aparenta ter mais de 70 anos e ter problemas mentais, pois chegou a matar um filhote de cabrito a pauladas. 

A Aipa registrou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Itanhaém, na terça-feira. O idoso responsável por maus tratos aos animais está sendo investigado pela polícia.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Praia do litoral de SP, destaque no New York Times, tem por do sol incrível; conheça

Toque Toque Pequeno é conhecida pelo mar calmo, areia dourada um dos pores do sol mais bonitos do litoral norte

Diário Mais

Saiba mais sobre o túmulo do menino que faz milagres no litoral de SP

Várias pessoas afirmam que tiveram seus pedidos atendidos após visitar a sepultura da criança

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter