Cotidiano

Mais de 70 animais são resgatados em situação de maus tratos em Itanhaém

Ação de resgate ocorreu na terça-feira (1º), no bairro Jardim Vergara, na casa de um idoso

Nayara Martins

Publicado em 02/10/2024 às 09:00

Atualizado em 02/10/2024 às 13:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Animais se encontravam em um local de extrema sujeira, sem água e sem comida / Divulgação

Continua depois da publicidade

Mais de 70 animais foram resgatados na tarde de terça-feira (1º), em situação de maus tratos, no bairro Jardim Vergara, em Itanhaém. Os animais estavam em condições de insalubridade, em meio a sujeira, sem água e sem comida, em uma casa de um idoso de mais de 70 anos, que morava sozinho com esses animais. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No local foram encontrados mais de 70 animais, sendo 13 caprinos, 1 porca, 50 galinhas, 2 gatos, 3 cães adultos e 5 filhotes. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do Litoral de SP aumenta multa de maus-tratos contra animais em R$ 10 mil

• Animais não poderão ser adotados por condenados por maus-tratos em Santos

• Santos: Câmara discute PL que proíbe condenados por maus-tratos de adotar animais

A ação de resgate foi feita em conjunto entre a Associação Itanhaense de Proteção aos Animais (Aipa), a Polícia Ambiental e a Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Itanhaém.

A voluntária da Aipa Simone Mazza explica que a entidade já havia feito uma denúncia à Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal, na segunda-feira (30). 

Continua depois da publicidade

"Os animais estavam em situação de extrema sujeira, doentes e sofriam maus tratos. O idoso chegou a matar um filhote de filhote de cabrito a pauladas", salienta. 

E foram encontrados em um lugar totalmente insalubre, sem higiene, com o acúmulo de fezes e de urina, proporcionando doenças aos animais, além de estarem sem água e sem comida.
Simone conta ainda que os caprinos podem estar com algumas doenças contagiosas, o que afeta as patas desses animais. 

"Os animais estão sendo levados para os sítios de algumas pessoas conhecidas que vão abrigá-los e de protetores. A maior parte dos animais de grande porte como as cabras, a porca e as galinhas já estamos encaminhando para algumas chácaras de amigos em Itanhaém", explica.  

Continua depois da publicidade

A Aipa acionou ainda a Secretaria de Assistência Social do município para prestar assistência ao idoso, que aparenta ter mais de 70 anos e ter problemas mentais, pois chegou a matar um filhote de cabrito a pauladas. 

A Aipa registrou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Itanhaém, na terça-feira. O idoso responsável por maus tratos aos animais está sendo investigado pela polícia.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software