Animais se encontravam em um local de extrema sujeira, sem água e sem comida / Divulgação
Continua depois da publicidade
Mais de 70 animais foram resgatados na tarde de terça-feira (1º), em situação de maus tratos, no bairro Jardim Vergara, em Itanhaém. Os animais estavam em condições de insalubridade, em meio a sujeira, sem água e sem comida, em uma casa de um idoso de mais de 70 anos, que morava sozinho com esses animais.
No local foram encontrados mais de 70 animais, sendo 13 caprinos, 1 porca, 50 galinhas, 2 gatos, 3 cães adultos e 5 filhotes.
Continua depois da publicidade
A ação de resgate foi feita em conjunto entre a Associação Itanhaense de Proteção aos Animais (Aipa), a Polícia Ambiental e a Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Itanhaém.
A voluntária da Aipa Simone Mazza explica que a entidade já havia feito uma denúncia à Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal, na segunda-feira (30).
Continua depois da publicidade
"Os animais estavam em situação de extrema sujeira, doentes e sofriam maus tratos. O idoso chegou a matar um filhote de filhote de cabrito a pauladas", salienta.
E foram encontrados em um lugar totalmente insalubre, sem higiene, com o acúmulo de fezes e de urina, proporcionando doenças aos animais, além de estarem sem água e sem comida.
Simone conta ainda que os caprinos podem estar com algumas doenças contagiosas, o que afeta as patas desses animais.
"Os animais estão sendo levados para os sítios de algumas pessoas conhecidas que vão abrigá-los e de protetores. A maior parte dos animais de grande porte como as cabras, a porca e as galinhas já estamos encaminhando para algumas chácaras de amigos em Itanhaém", explica.
Continua depois da publicidade
A Aipa acionou ainda a Secretaria de Assistência Social do município para prestar assistência ao idoso, que aparenta ter mais de 70 anos e ter problemas mentais, pois chegou a matar um filhote de cabrito a pauladas.
A Aipa registrou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de Itanhaém, na terça-feira. O idoso responsável por maus tratos aos animais está sendo investigado pela polícia.