Continua depois da publicidade
Nunca tantas pessoas no mundo estiveram conectadas à internet. Mesmo assim, 4,4 bilhões de cidadãos, ou mais de 50% da população mundial, estão offline. Os dados são da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e apontam que 2,7 bilhões de pessoas se beneficiam da rede de computadores. Só em 2012, 250 milhões de novos internautas desembarcaram na web.
Para a entidade, países como Brasil, Costa Rica, Zâmbia e Omã estão entre os mais dinâmicos no que se refere à expansão do acesso à internet. Mas isso não significa que a disparidade tecnológica tenha sido reduzida. Os dados mostram que, nos países ricos, cerca de 80% da população tem acesso à rede. Nos emergentes, a taxa é 28%. Na prática, o mundo em desenvolvimento está cerca de 15 anos atrasado em relação ao uso da web.
Cerca de 1,1 bilhão de casas ainda não estão conectadas à internet e 90% delas estão nos países em desenvolvimento. O Brasil ocupa uma posição intermediária, com 50% da população conectada. A UIT estima que o número de linhas celulares esteja em 6,8 bilhões em 2013 - quase um aparelho por pessoa.
Continua depois da publicidade