Cotidiano
Pacientes com resultados positivos foram encaminhados para especialistas na rede pública de saúde. No local ainda foram prestadas orientações sobre hepatites virais
Continua depois da publicidade
Mais de 2.500 pessoas fizeram teste rápido de hepatite C durante três dias de ação no Poupatempo (Centro Histórico), dentro da programação do Julho Amarelo, realizada pela Secretaria de Saúde e Grupo Esperança. Pacientes com resultados positivos foram encaminhados para especialistas na rede pública de saúde. No local ainda foram prestadas orientações sobre hepatites virais.
Um dos que fez o teste foi o morador do Boqueirão Alexandre Alves de Oliveira, 44. “Como é uma doença que não tem cara, você não sabe quem está contaminado ou não. Por isso é importante saber para antecipar o tratamento, se necessário, e não transmitir para ninguém. Meu teste deu negativo”.
A dona de casa Luzia Ferreira da Silva, 71, de São Vicente, também sabe da importância da prevenção. “A hepatite é silenciosa, não dá sintoma, então a gente tem que se prevenir”, disse. Já o ajudante geral Vicenzo Bonavita Júnior, 55, também de São Vicente, buscou orientações, já que é portador de hepatite C. “Fiz tratamento, deu uma negativada, mas voltou. Tem que se cuidar”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade