Cotidiano

Mais de 250 crianças estão na lista de espera das creches de Santos

A distância entre a casa e a unidade é o maior problema das famílias

Carlos Ratton

Publicado em 16/06/2013 às 11:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Existem 252 crianças a procura de creches em Santos. O número foi revelado pela secretária de Educação Jossélia Fontoura, após ser informada que o conselheiro tutelar Márcio Roberto de Oliveira Barbosa irá encaminhar a situação ao Ministério Público (MP), por acreditar que está existindo negligência por parte do poder público.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Márcio Barbosa afirma que um dos bairros mais preocupantes é o Jardim São Manoel onde, recentemente, ele tentou obter uma vaga na Unidade Municipal de Ensino (UME) Flávio Cipriano Barbosa e descobriu uma lista de espera com mais de 20 crianças.

Ele explica que, em contato com a Central de Vagas da Secretaria de Educação, foi informado que haveria vagas somente em uma unidade na Avenida Washington Luiz e outra na Avenida Conselheiro Nébias, unidades muito afastadas da residência da criança.

“Estamos travando uma briga muito grande para saber, na realidade, quantas crianças estão com esse problema, pois geralmente as informações são sonegadas. Porém, no caso da UME Flávio Barbosa, conseguimos descobrir a situação”, afirmou, ainda sem os números apontados por Jossélia Fontoura, obtidos somente pela Reportagem do DL.

Continua depois da publicidade

O conselheiro tutelar garante que os resultados dessa falta de vagas são preocupantes, pondo em risco a segurança das crianças. “Acaba criança tomando conta de criança, outras abandonadas em casa, enfim, isso não pode estar acontecendo. Não adianta dar vale-transporte e colocar a criança longe de sua residência”, comenta.

'Acredito que com mais cinco ou seis unidades conseguiremos atender toda a demanda’, diz Jossélia Fontoura (Foto: Matheus Tagé/DL)

Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

A secretária de Educação de Santos, Jossélia Fontoura, disse que o município está tentando suprir o problema, segundo revela, menor do que se imagina. “Conseguimos abrir algumas vagas, mas os pais abriram mão em função da distância entre a unidade e a residência, mesmo com o vale transporte. Acredito que com mais cinco ou seis unidades conseguiremos atender toda a demanda”, estima a secretária.

Segundo a secretária, Santos possui 66 creches - 23 municipais e 43 conveniadas. Elas são responsáveis pelo atendimento de 20 mil crianças. Ela ainda informa que os bairros mais carentes de creches são Jardim Rio Branco, São Manoel e Areia Branca. “Mas em alguns morros também há demanda a ser suprimida”.

Guarujá

Continua depois da publicidade

Em Guarujá, foi sancionado pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) o projeto de lei, de autoria do vereador Gilberto Benzi (PDT), que determina que toda creche municipal, conveniada ou subvencionada, tenha afixado em lugar visível a lista de espera por vagas, de modo a tornar esse procedimento mais transparente e sem possíveis manipulações.

O projeto já havia sido aprovado pelas comissões da Câmara Municipal, assim como pelo plenário, ainda no mês passado, e deve entrar em vigor dentro de um prazo máximo de 60 dias. A expectativa é que, dessa forma, os pais possam acompanhar a demanda por vagas e saber exatamente qual a posição de seu filho na lista de espera.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software