Cotidiano

Mais de 200 motoristas foram flagrados alcoolizados na Semana Nacional de Trânsito

Blitze integradas do Programa Direção Segura aconteceram em 18 cidades. Quatro municípios registraram metade dos casos de condutores que cometeram crime de trânsito

Publicado em 29/09/2014 às 12:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Programa Direção Segura flagrou 214 motoristas embriagados nas 18 blitze realizadas em todo o Estado de São Paulo durante a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Autuados por embriaguez ao volante, os condutores vão pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deles, no entanto, não é suspensa de imediato, pois a lei garante o direito de ampla defesa.

Do total de motoristas flagrados, 42 cometeram crime de trânsito por apresentarem resultado igual ou superior a 0,34 no teste do etilômetro. Além da multa e do processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), eles responderão criminalmente na Justiça. Se condenados, poderão pegar de seis meses a três anos de prisão.

Metade dos crimes de trânsito foi cometida em quatro das 18 cidades que receberam as operações: Bauru, Marília, São José do Rio Preto e São José dos Campos (cada uma com cinco ocorrências).

Continua depois da publicidade

O Programa Direção Segura flagrou 214 motoristas embriagados nas 18 blitze realizadas em todo o Estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Ao todo, 3.051 condutores fizeram o teste do etilômetro nas operações – as primeiras desde o anúncio de expansão do Programa, no último dia 18, quando foram entregues 28 viaturas equipadas para sete equipes regionais.

Coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o Programa Direção Segura integra equipes das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, além do próprio Departamento. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Continua depois da publicidade

Expansão 

No último dia 18 de setembro, o Detran.SP anunciou a expansão do Programa Direção Segura em todo o Estado, com a entrega de 28 viaturas equipadas para as sete regiões do Estado com maior incidência de acidentes de trânsito: Capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Cada região recebeu quatro viaturas, uma para cada órgão que participa da ação integrada: Detran.SP, Polícias Militar, Civil e Técnico Científica. “Com a expansão [do Programa Direção Segura], a fiscalização da Lei Seca será ampliada em todo o Estado”, diz a diretora-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.

Continua depois da publicidade

Balanço

Desde o lançamento do Programa Direção Segura, em fevereiro de 2013, foram aplicados 24.055 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 2.342 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 418 cometeram crime de trânsito.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software