Cotidiano
Blitze integradas do Programa Direção Segura aconteceram em 18 cidades. Quatro municípios registraram metade dos casos de condutores que cometeram crime de trânsito
Continua depois da publicidade
O Programa Direção Segura flagrou 214 motoristas embriagados nas 18 blitze realizadas em todo o Estado de São Paulo durante a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.
Autuados por embriaguez ao volante, os condutores vão pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deles, no entanto, não é suspensa de imediato, pois a lei garante o direito de ampla defesa.
Do total de motoristas flagrados, 42 cometeram crime de trânsito por apresentarem resultado igual ou superior a 0,34 no teste do etilômetro. Além da multa e do processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), eles responderão criminalmente na Justiça. Se condenados, poderão pegar de seis meses a três anos de prisão.
Metade dos crimes de trânsito foi cometida em quatro das 18 cidades que receberam as operações: Bauru, Marília, São José do Rio Preto e São José dos Campos (cada uma com cinco ocorrências).
Continua depois da publicidade
Ao todo, 3.051 condutores fizeram o teste do etilômetro nas operações – as primeiras desde o anúncio de expansão do Programa, no último dia 18, quando foram entregues 28 viaturas equipadas para sete equipes regionais.
Coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o Programa Direção Segura integra equipes das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, além do próprio Departamento. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Continua depois da publicidade
Expansão
No último dia 18 de setembro, o Detran.SP anunciou a expansão do Programa Direção Segura em todo o Estado, com a entrega de 28 viaturas equipadas para as sete regiões do Estado com maior incidência de acidentes de trânsito: Capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
Cada região recebeu quatro viaturas, uma para cada órgão que participa da ação integrada: Detran.SP, Polícias Militar, Civil e Técnico Científica. “Com a expansão [do Programa Direção Segura], a fiscalização da Lei Seca será ampliada em todo o Estado”, diz a diretora-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.
Continua depois da publicidade
Balanço
Desde o lançamento do Programa Direção Segura, em fevereiro de 2013, foram aplicados 24.055 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 2.342 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 418 cometeram crime de trânsito.
Continua depois da publicidade