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Cerca de 218 mil pessoas utilizam o transporte intermunicipal na Baixada Santista em dias úteis. Para atender a essa demanda, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) mantém uma frota de 529 ônibus (44 seletivos e 482 comuns), distribuídos entre 63 linhas.
Segundo a EMTU, este ano, parte da frota foi renovada com a substituição de 72 veículos. A idade média dos ônibus é de 2,15 anos. “O que se traduziu em maior conforto, menor custo de manutenção e maior confiabilidade para o usuário”.
EMTU informou que são fiscalizados dia e noite todos os serviços intermunicipais metropolitanos nos nove municípios da Região Metropolitana. “As equipes são distribuídas no período das 4 horas até a madrugada do dia seguinte, em diferentes locais e horários. Para que haja a fiscalização de todos os serviços, é organizada uma escala cíclica em que são priorizados os serviços de maior demanda ou com necessidade de fiscalização por outras solicitações, mas em que todos os serviços são contemplados de forma rotineira”, explicou a empresa.
No primeiro semestre, foram realizadas 4.534 fiscalizações nos serviços prestados pelas permissionárias, na Baixada Santista.
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Os serviços das cinco empresas operadoras são fiscalizados presencialmente nos pontos iniciais e finais de linhas para verificação da grade horária, em locais ao longo do itinerário em que há convergência de linhas e divisas de municípios. É observado o nível de lotação e, em viagens em que os agentes de fiscalização encontram-se embarcados nos veículos, é verificado o comportamento da tripulação e passageiros.
Os serviços prestados pelas permissionárias são avaliados anualmente, conforme índices apurados de qualidade do transporte, que envolvem operação, inspeção, satisfação do cliente e saúde econômico-financeira da empresa, além das reclamações dos usuários junto à Ouvidoria da EMTU.
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Quanto aos itinerários das linhas, a EMTU esclareceu que são definidos a partir de pesquisas dos deslocamentos da população e corredores de atendimento em cada município, que são aprovados pelos gestores municipais de trânsito e transporte.
Quanto aos intervalos entre as viagens, a EMTU respondeu que são específicos para cada linha e variam em função principalmente da demanda de usuários pelo serviço, que é maior em horários de pico – por isso, os intervalos entre viagens nesses períodos é menor.
Cubatão e Praia Grande
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“Como melhorias operacionais observada em 2014, podemos citar, a partir de fevereiro, ajustes nos itinerários das linhas 918 e 919, que ampliaram o atendimento ao Bolsão 9 no Jardim Nova República e o novo atendimento ao Residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro. Em abril, foi criado o serviço 911DV1, com viagens partindo da Usiminas com destino a Praia Grande e passagem pelo Jardim Nova República (opera nos finais de semana).
Interligação com o VLT
O transporte intermunicipal passará por uma reestruturação a partir da concessão do sistema, que terá o edital publicado em breve pela EMTU/SP e prevê a integração de linhas municipais e intermunicipais tendo como eixo o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que entrará em operação no primeiro trimestre de 2015.
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