Cotidiano

Mais de 20 mil pessoas estiveram no Festival Indígena de Bertioga

Os visitantes puderam viver uma imersão da cultura dos povos originários

Da Reportagem

Publicado em 22/04/2024 às 15:53

Atualizado em 23/04/2024 às 11:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mais de 20 mil pessoas estiveram no Festival Indígena / Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Continua depois da publicidade

O Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB) foi um sucesso. O evento repleto de emoção enalteceu as tradições indígenas entre os dias 19 e 21 de abril. Mais de 20 mil pessoas se encantaram com a programação, que aconteceu no Parque dos Tupiniquins, Tenda de Eventos e na arena montada no Centro da cidade. O festival foi realizado pela Prefeitura de Bertioga com curadoria do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os visitantes puderam viver uma imersão da cultura dos povos originários, participando das danças, conhecendo sobre os esportes, cantos, culinária, e muito mais. Os pontos de maior emoção foram durante o acendimento do fogo sagrado e na cerimônia das águas. Neste ato, os indígenas lançaram no Canal de Bertioga um pouco da água trazida de suas terras.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Festival Indígena traz imersão e encanta público em Bertioga

• Avançam obras na Arena Bertioga

• Bertioga anuncia investimento em drones de alto desempenho no combate à dengue

Aproximadamente 140 indígenas de cinco etnias de várias cidades do Brasil foram convidados para participar do FIIB: Guarani, Parecí, Bororo, Javaé e Fulni-ô. Além dessas etnias, também abrilhantaram o festival indígenas de outros povos, como Pataxó e Xavante.

Estiveram presentes também indígenas internacionais, como: Alba Duarte Portillo - poeta indígena do Paraguai; Victoria Portillo Duarte - Ativista cultural Guarani do Paraguai; e Martha Kichua, ativista cultural indígena do Equador. O show com a cantora e ativista Maria Gadú, promovido em parceria com o Sesc Bertioga, lotou a Tenda de Eventos, no sábado (20).

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software