Iguape abriga em seu território aproximadamente 70% de área natural protegida / Marcio Ribeiro
Continua depois da publicidade
Rios, praias, cachoeiras, estações ecológicas, casarões coloniais e muita área verde. Em seus 1.978 km², Iguape, o maior município paulista em extensão territorial, concentra uma diversidade de atrativos naturais e histórico-culturais.
Localizada no Litoral Sul, a cidade fica a 208 quilômetros de distância da capital paulista e possui cerca de 30 mil habitantes (IBGE 2022). A data oficial de fundação é 3 de dezembro de 1538 e a cidade já passou pelos ciclos econômicos do ouro e do arroz, período em que foram construídos os casarões históricos hoje tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Continua depois da publicidade
Iguape abriga em seu território aproximadamente 70% de área natural protegida, que inclui a Estação Ecológica dos Chauás, cerca de 85% da Estação Ecológica Jureia-Itatins e parte da Área de Proteção Ambiental Cananeia-Iguape-Peruíbe.
Além desse complexo de ecossistemas, suas reservas de Mata Atlântica do Sudeste foram tombadas em 1999 pela Unesco (órgão das Nações Unidas para a cultura), sendo consideradas patrimônio da humanidade.
Continua depois da publicidade
Possui três das praias mais bonitas e preservadas do estado, com destaque para a Praia do Una, Itacolomy e Rio Verde, todas inseridas na Estação Ecológica Juréia-Itatins, local de proteção integral e restrita ao público, destinado principalmente a pesquisas científicas.
Além destas praias citadas, tem o Costão da Jureia/Trilha do Imperador, local que serviu como caminho de informações entre o Império e outras regiões do país, bem como para o transporte de mercadorias entre Iguape e demais cidades do litoral.
A Praia da Jureia/Barra do Ribeira fica a 18 quilômetros do centro da cidade, com acesso por estrada ou por ferryboat. No local há ainda atrativos como os rios Suamirim e Ribeira de Iguape, o que o torna adequado para a prática de pesca, surfe e passeios de caiaque.
Continua depois da publicidade
Outro atrativo importante é a região que compõe o Complexo Estuarino Lagunar do Mar Pequeno, que abrange os municípios de Peruíbe, Iguape, Cananeia e Paranaguá (PR). É rica em vegetação de mangue, berçário para as espécies marinhas e, por isso, considerada um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.
Ainda tem o Mirante do Cristo, Fonte do Senhor, trilhas ecológicas, museus, centro histórico e a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape.
Com informações do Portal Alesp.
Continua depois da publicidade
Com 1.978,795 quilômetros quadrados, Iguape é o maior município do estado de São Paulo em extensão territorial, seguido por Itapeva e Itapetininga.
Enquanto Iguape é a primeira do estado, Altamira, no Pará, é o maior município brasileiro em extensão territorial, seguido por Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, ambos no Amazonas. A cidade do Vale do Ribeira ocupa o posto de 760º entre os todos os municípios do Brasil.