Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) devem anunciar edital do túnel ainda em fevereiro / Ricardo Stuckert/PR
Continua depois da publicidade
O edital do leilão do túnel imerso Santos-Guarujá deve ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Parque do Valongo, em Santos, em 27 de fevereiro. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também pode estar presente.
Caso a agenda se confirme, a União e o Estado lançarão o edital de licitação praticamente um ano depois de celebrarem a parceria para a realização do empreendimento.
Continua depois da publicidade
Em nota divulgada, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), divulgou que atualmente o Governo Federal e o Estado estão trabalhando conjuntamente na elaboração dos documentos referentes ao maior túnel submerso da América Latina. Além disso, o edital só será divulgado logo que as tratativas sejam finalizadas pelos órgãos.
Em relação a assessoria do Governo Paulista, foi dito que a confirmação poderá ser realizada apenas nos próximos dias. Em compensação, Tarcísio deve vir a Santos já na próxima terça-feira (18), para anunciar investimentos em saneamento.
Continua depois da publicidade
Buscando atender a uma demanda histórica da população da Baixada Santista, reduzindo significantemente o tempo de deslocamento entre Santos e Guarujá, as obras devem gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Com 870 metros submersos, o túnel terá uma extensão de 1,5 km, com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), além de uma passagem dedicada para pedestres e ciclistas.
Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), o leilão deve acontecer no terceiro trimestre de 2025, enquanto o contrato deve ser assinado no quarto trimestre de 2025.
Continua depois da publicidade