Cotidiano

Escolástica Rosa: Lula anunciou instituto, mas nem PT nem Rogério indicaram imóvel

Consultado pelo Diário do Litoral, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) disse que pediria uma audiência em Brasília para tratar do tema

Nilson Regalado

Publicado em 29/03/2025 às 13:00

Atualizado em 29/03/2025 às 13:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Escola Técnica Estadual (ETEC) Dona Escolástica Rosa / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

A novela envolvendo a destinação do Escolástica Rosa poderia ter capítulos bem diferentes, desde o ano passado. Hoje, o local poderia servir de "abrigo" para o Instituto Federal de Educação em Santos, prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em visita ao Porto no dia 2 de fevereiro de 2024, o presidente prometeu instalar uma unidade do Instituto Federal de Educação na cidade. E na oportunidade, pediu às autoridades locais que indicassem um imóvel compatível com as atividades da unidade de ensino profissionalizante. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Políticos fazem politicagem, Santa Casa se omite e Escolástica Rosa agoniza em Santos

• Santa Casa admite que não há nenhum projeto pedagógico para o Escolástica Rosa; VÍDEO

• Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Consultado pelo Diário do Litoral durante visita de Tarcísio de Freitas à Prefeitura, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) disse que pediria uma audiência em Brasília para tratar do tema

Depois, em conversa informal na Associação Comercial de Santos durante a visita do governador mineiro Romeu Zema (Novo), o prefeito sinalizou que poderia sugerir a instalação do campus do IF no imóvel que abrigou o Instituto Escolástica Rosa. Mas, a Prefeitura nunca mais tocou no assunto.

Continua depois da publicidade

Ligado ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o escritório da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) em Santos chegou a promover um levantamento de imóveis ociosos da União na Cidade.

O escritório é dirigido pelo ex-secretário de Habitação de São Vicente, o psicólogo Emerson Santos. Quem também exerce cargo comissionado em Brasília é a geóloga e ex-vereadora santista Cassandra Maroni Nunes. Petista histórica, Cassandra é a atual diretora do Departamento de Destinação de Imóveis do Ministério de Gestão.

Mais: conforme apurado pelo Ministério Público em inquérito que pede a desapropriação do Escolástica Rosa, a Santa Casa devia, em 2024, perto de R$ 100 milhões em impostos federais. Além disso, a entidade também acumulava outra dívida de quase R$ 30 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Continua depois da publicidade

No então, presentes na audiência, a vereadora Débora Camilo (PSol) e a ex-prefeita de Cubatão, Márcia Rosa (PT), discursaram sem sinalizar qualquer interlocução concreta com a Presidência da República a fim de viabilizar a instalação do IF no conjunto arquitetônico que leva o nome da ex-escrava dona Escolástica Rosa.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software