Cotidiano
A promessa foi feita ao prefeito Farid Madi durante o evento de assinatura do edital do leilão que escolherá a empresa que realizará a construção do túnel submerso
Lula revelou a criação de um Instituto Federal na cidade de Guarujá / Maurício de Souza/DL
Continua depois da publicidade
Depois de assinar, nas dependências do Parque Valongo, no centro de Santos, o edital do leilão que escolherá, futuramente, a empresa que realizará as obras de construção do túnel entre Santos e Guarujá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a implantação de um instituto federal de São Paulo em Guarujá e, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um pacto federal e estadual para erradicar as palafitas em Santos e região.
“A obrigação de quem é eleito de governar para o povo e não só para quem o elegeu. Quando venci, disse aos meus ministros que o Governo Federal iria trabalhar em parceria com todos os governadores. Minha parceria com o Tarcísio é um exemplo disso”, disse Lula para centenas de pessoas que foram ao evento nesta quinta-feira (27).
Continua depois da publicidade
Institutos federais representam centros de excelência ao atuarem desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, no desenvolvimento de programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo.
O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), também presente ao evento, já teria um terreno para receber o instituto.
Continua depois da publicidade
Além de Guarujá, o Governo Federal pretende construir dois novos campi do Instituto Federal de São Paulo em Santos e São Vicente, que se somarão ao campus já existente em Cubatão.
Além disso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), revelou que o presidente Lula solicitou um levantamento para que toda a população que mora em palafitas, no Dique da Vila Gilda, a maior favela de palafitas do Brasil, seja retirada do local.
Os políticos sobrevoaram a cidade de Santos na manhã desta quinta-feira (27), quando Lula chegou a Santos para realizar a assinatura do edital do leilão que escolherá, futuramente, a empresa que realizará as obras de construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá.
Continua depois da publicidade
Com 870 metros submersos, o túnel terá uma extensão de 1,5 km, com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), além de uma passagem dedicada para pedestres e ciclistas.