Continua depois da publicidade
Todos os nonos anos das escolas municipais de Cubatão deverão ser dotados de lousas digitais interativas. Para aquisição dos equipamentos, a secretaria municipal de Educação irá receber verba de R$ 1 milhão por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal José Mentor (PT/SP). O anúncio foi feito durante visita que o parlamentar fez a Cubatão na manhã desta sexta-feira (07/06), com a presença do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento e de secretários municipais.
"A nossa expectativa é que todos os últimos anos do ensino fundamental recebam as lousas, tornando as aulas mais interessantes e completas. Na sequência, atingiremos os oitavos anos", explica o secretário de Educação, Fabio Oliveira Inácio. "Hoje, 16 escolas já possuem equipamentos semelhantes e o objetivo é espalhá-los por toda a rede."
A emenda disponibilizada pelo deputado Mentor se juntará a outra da deputada estadual Telma de Souza (PT) no valor de R$ 260 mil, o que vai permitir a compra de 36 lousas digitais do padrão MEC que virão acompanhadas de diversos programas educacionais que serão usados tanto para treinamento de professores quanto para uso em sala de aula.
Continua depois da publicidade
Crise financeira
Outro assunto abordado durante o encontro foi a situação de dificuldade enfrentada pela Cidade em virtude da queda da produção industrial que vem provocando uma queda no orçamento municipal, principalmente na arredação de ICMS. Donizete solicitou apoio do parlamentar para que, diante dessa crise que advém de fatores externos ao Município, Cubatão possa ter "um olhar muito atento" por parte das autoridades federais.
José Mentor comprometeu-se a ser interlocutor de Cubatão junto aos órgãos do Ministério da Fazenda, principalmente à Secretaria do Tesouro Nacional. "Existem várias alternativas para apoios financeiros e vamos ver quais as que mais atendem às necessidades de Cubatão no momento", disse. O deputado sugeriu que a Prefeitura elaborasse um estudo, definindo os recursos que pretende obter. "Isso tornará mais fácil nossos pleitos em Brasília", explicou.
Continua depois da publicidade