Cotidiano
Nos últimos dois anos de pandemia, diversos estabelecimentos passaram a data com as lojas e shopping fechados e com horários restritos, o que fez as vendas despencarem
Para 2022, a expectativa é grande de que os filhos possam ir às compras e adquirirem o merecido presente das mães / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Historicamente, diz o Presidente da CDL Santos-Praia, Nicolau Miguel Obeidi, o Dia das Mães é a 2º data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal. Este ano em especial, com o controle da pandemia, a celebração ganhou um destaque ainda maior. Nos últimos dois anos, diversos estabelecimentos passaram a data com as lojas e shopping fechados e com horários restritos, o que fez as vendas despencarem.
Para 2022, a expectativa é grande de que os filhos possam ir às compras e adquirirem o merecido presente das mães, tanto que diversas lojas prepararam descontos e promoções para atrair os consumidores, e além das ofertas chamarem a atenção por si só, pode ser o grande estímulo que faltava para impulsionar as vendas. Segundo Obeidi, com a pandemia controlada, os comerciantes estão voltando a ter uma melhor perspectiva.
Continua depois da publicidade
Segundo a Confederação Nacional de Lojistas, (CNDL), para 2021 no ano passado, o Dia das Mães obteve R$ 8,26 bi em vendas, sendo que muitas pessoas deixaram de comprar por conta das lojas fechadas e horários restritos. O esperado era que as vendas chegassem a R$ 12,12 bilhões. Mesmo assim número foi positivo quando comparado a 2020, mas ainda abaixo de 2019 que registrou R$ 12,34 bilhões.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A forma de comprar também mudou um pouco. Em 2020, com as lojas fechadas fizeram com que os filhos buscassem presentes alternativos nas lojas virtuais. Já neste ano, o segmento de roupas e calçados vai voltar a se beneficiar da data, pois os estabelecimentos estão abertos para as compras, mas o comportamento mudou, depois de ter experimentado a compra on-line nos últimos anos , o consumidor agora questiona se a promoção que vê na loja é realmente interessante. Em poucos cliques, ele pode checar se há descontos melhores em outros estabelecimentos.
"Em um momento que o país está em pleno retorno econômico, empresas de todos os segmentos estão esperançosas com o Dia das Mães de 2022, até mesmo setores que não costumam ser tão lembrados nesta data, estão fazendo campanhas comemorativas, eletrônicos, cosméticos, vinhos, caixas de bombom, cestas com flores e até viagens", afirma o Nicolau Obeidi. "Já os restaurantes aproveitam para lançar promoções em pratos especiais, sobremesas que podem servir para o almoço do Dia das Mães", finaliza o presidente.
Independentemente dos produtos escolhidos pelos comerciantes, a estratégia é igual de outros anos: baixar os preços e anunciar os descontos para os consumidores. Até porque, mesmo quem desejou homenagear uma das pessoas mais importantes da vida também quer economizar. Afinal, o amor é grande, mas o orçamento, muitas vezes, é limitado, depois de 2 anos atípicos para o varejo, por conta da pandemia , o comércio volta a sonhar com as datas comemorativas.
Continua depois da publicidade