Continua depois da publicidade
Segundo estimativa da concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o Litoral Paulista deverá receber entre 160 mil a 260 mil veículos para o feriado de Corpus Christi, celebrado hoje. A contagem, que teve início à meia noite de ontem, termina às 23h59 de domingo (7).
O fluxo de veículos em direção à Baixada Santista deve aumentar na manhã desta quinta-feira, quando está prevista a implantação da Operação Descida (7x3).
Durante a operação, os motoristas que vêm destino ao Litoral, terão como opções as duas pistas da via Anchieta e a pista sul da Rodovia dos Imigrantes. A subida é realizada pela pista norte da rodovia dos Imigrantes. A previsão é de que a Operação Descida fique em vigor até às 15h do mesmo dia.
Segurança
Continua depois da publicidade
Uma operação especial da Polícia Militar também será implantada nas estradas. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
Serão utilizadas 942 viaturas e 14 helicópteros. A fiscalização da velocidade dos carros será feita por meio de 61 radares móveis inteligentes, instalados em viaturas e 63 portáteis, que leem automaticamente as placas dos veículos.
A Polícia Militar contará, ainda, com 260 bafômetros para a realização de testes de embriaguez da Operação Direção Segura, que também serão usados em ocorrências de acidentes.
Continua depois da publicidade
Hospedagem
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), a taxa de ocupação nos hotéis ficou abaixo do esperado neste feriado prolongado. Em Santos e São Vicente, a ocupação média é de 30% e, em Guarujá, 24%.
Continua depois da publicidade
Para o presidente do SinHoRes, Salvador Gonçalves Lopes, a baixa ocupação nos hotéis é consequência da crise econômica que o Brasil está passando. "Em anos anteriores, a taxa média era de 60% a 80%. Este ano, realmente, está bem abaixo do esperado".
Mesmo com a redução de tarifas de alguns hotéis, a taxa de ocupação não superou a do ano passado, que ficou em 42%.
Balneabilidade
Para quem quer aproveitar o feriado prolongado para tomar um banho de mar pode ficar tranquilo, já que, somente Santos e São Vicente têm praias impróprias para o banho de mar, avaliou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que faz o controle de qualidade das praias da região.
Continua depois da publicidade
O órgão fiscalizou 71 pontos das oito cidades com faixa de areia da Baixada Santista, além do rio Perequê, em Cubatão.
O balanço foi realizado entre os dias 24 de maio e 1º de junho. Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Itanhaém possuem bandeira verde em todos os locais fiscalizados.
Em Santos, a única praia própria para o banho de mar é a do José Menino, em frente rua Olavo Bilac. Enquanto em São Vicente, as praias do Itararé e do Ilha Porchat receberam bandeira verde.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade