Cotidiano

Litoral deve receber 260 mil veículos durante o feriado de Corpus Christi

Fluxo de veículos deve aumentar na manhã de hoje, com a implantação da Operação Descida

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/06/2015 às 22:09

Compartilhe:

Segundo estimativa da concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o Litoral Paulista deverá receber entre 160 mil a 260 mil veículos para o feriado de Corpus Christi, celebrado hoje. A contagem, que teve início à meia noite de ontem, termina às 23h59 de domingo (7).

O fluxo de veículos em direção à Baixada Santista deve aumentar na manhã desta quinta-feira, quando está prevista a implantação da Operação Descida (7x3).

Durante a operação, os motoristas que vêm destino ao Litoral, terão como opções as duas pistas da via Anchieta e a pista sul da Rodovia dos Imigrantes. A subida é realizada pela pista norte da rodovia dos Imigrantes. A previsão é de que a Operação Descida fique em vigor até às 15h do mesmo dia.

Segurança

Uma operação especial da Polícia Militar também será implantada nas estradas. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

Serão utilizadas 942 viaturas e 14 helicópteros. A fiscalização da velocidade dos carros será feita por meio de 61 radares móveis inteligentes, instalados em viaturas e 63 portáteis, que leem automaticamente as placas dos veículos.

A Polícia Militar contará, ainda, com 260 bafômetros para a realização de testes de embriaguez da Operação Direção Segura, que também serão usados em ocorrências de acidentes.

260 mil veículos devem vir ao Litoral durante o feriado de Corpus Christi (Foto: Agência Brasil)

Hospedagem

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), a taxa de ocupação nos hotéis ficou abaixo do esperado neste feriado prolongado. Em Santos e São Vicente, a ocupação média é de 30% e, em Guarujá, 24%.

Para o presidente do SinHoRes, Salvador Gonçalves Lopes, a baixa ocupação nos hotéis é consequência da crise econômica que o Brasil está passando. "Em anos anteriores, a taxa média era de 60% a 80%. Este ano, realmente, está bem abaixo do esperado".

Mesmo com a redução de tarifas de alguns hotéis, a taxa de ocupação não superou a do ano passado, que ficou em 42%.
Balneabilidade

Para quem quer aproveitar o feriado prolongado para tomar um banho de mar pode ficar tranquilo, já que, somente Santos e São Vicente têm praias impróprias para o banho de mar, avaliou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que faz o controle de qualidade das praias da região.

O órgão fiscalizou 71 pontos das oito cidades com faixa de areia da Baixada Santista, além do rio Perequê, em Cubatão.

O balanço foi realizado entre os dias 24 de maio e 1º de junho. Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Itanhaém possuem bandeira verde em todos os locais fiscalizados.

Em Santos, a única praia própria para o banho de mar é a do José Menino, em frente rua Olavo Bilac. Enquanto em São Vicente, as praias do Itararé e do Ilha Porchat receberam bandeira verde.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Saiba como será a primavera no litoral de SP: seca ou chuvosa?

A estação das flores começa dia 22 de setembro às 9h44

Cotidiano

Milhares de famílias do litoral de SP podem perder o sinal de TV; entenda

A entidade não governamental Siga Antenado está realizando a troca para as antenas de modelo digital gratuitamente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter