Cotidiano

Litoral de SP sedia 'Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias'; veja como ajudar

O objetivo é promover um grande mutirão de coleta de resíduos e a atividade é aberta para participação de voluntários

Ana Clara Durazzo

Publicado em 19/09/2024 às 12:10

Atualizado em 20/09/2024 às 10:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Após a arrecadação, um diagnóstico do material recolhido será feito / Divulgação

Continua depois da publicidade

Neste sábado (21), das 9h às 13h, Santos participará de mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias (World Cleanup Day). O objetivo é promover um grande mutirão de coleta de resíduos e a atividade é aberta para participação de voluntários. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ponto de encontro será na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. Após a arrecadação, um diagnóstico do material recolhido será feito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• ODS vira tem tema de projetos na Câmara de Santos

• Movimento ODS Santos 2030 alcança o objetivo mais desafiador proposto pela ONU: a união

De acordo com o relatório Global Waste Management Outlook 2024, até 2050, a humanidade deverá produzir 3,8 bilhões de toneladas de resíduos anualmente. Os materiais podem levar até mais de mil anos para se decompor. Os objetos acabam em rios e mares, contaminando a água e prejudicando a vida dos animais.

Diagnóstico na Baixada Santista

Surf Limpeza realizou um levantamento com base em ações ambientais, que apontam uma situação alarmante em Santos. Em 2023, a instituição coletou 40 kg de resíduos por mês. Aponta, ainda, cerca de 481 kg de microlixo durante o ano. Com materiais separados e limpos, foram produzidas 490 peças de arte. Uma alternativa para reciclar e educar crianças, adultos e idosos, por meio de oficinas.
Impacto do Lixo Mundo

Continua depois da publicidade

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2022, o plástico é o material mais presente nos rios, representando 48,5% dos detritos que chegam aos oceanos. O estudo da Abrelpe também revelou que mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no país acabam nos rios e mares anualmente, um volume capaz de cobrir mais de 7 mil campos de futebol. 


A atividade é organizada pelo Projeto SurfLimpeza, com apoio de diversas entidades e empresas. São: Mantas do Brasil, Movimento ODS Santos 2030, Hotel Comfort, MamiWata, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Marimex, Sicred, Lachmann, Ecomov, Instituto Mar Azul, Sea Shepherd, Transbrasa, Volcafe, Green Eltron, Rotary Porto e Unimar.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software