Cotidiano

Litoral de SP realiza Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade; veja programação

O evento tem entrada gratuita e acontece no auditório do Parque Tecnológico de Santos

Ana Clara Durazzo

Publicado em 20/09/2024 às 10:39

Compartilhe:

A programação do fórum está dividida em painéis que abrangem diversas vertentes da construção civil / Divulgação

Nos dias 24 e 25 de setembro, a cidade de Santos recebe a primeira edição do Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade, que promove uma troca de conhecimento entre especialistas e interessados em soluções sustentáveis para a indústria civil. O evento tem entrada gratuita e acontece no auditório do Parque Tecnológico de Santos (R. Henrique Porchat, 47 – Vila Nova)

A programação do fórum está dividida em painéis que abrangem diversas vertentes da construção civil, incluindo a participação de profissionais experientes na área e a apresentação de projetos universitários. 

O segundo dia também contará com uma roda de conversa entre representantes de diferentes instituições da Baixada Santista que realizam a limpeza das praias, fazendo menção ao World Cleanup Day, celebrado no dia 21 de setembro.

O parque ainda receberá três mostras, das 14h às 18h, são elas exposição de carro elétrico da Kia EV5 / Akta Motors, exposição de soluções interdisciplinares ecológicas e sustentáveis dos alunos da Esamc e exposição ODStino de alunos de design gráfico da Unisanta.

O Fórum da Construção, Inovação e Sustentabilidade integra as múltiplas ações focadas no desenvolvimento sustentável da Semana Global pelos ODS, da ONU.

 

Confira a programação abaixo:

24 de Setembro (terça-feira)

14h – Painel 1: Materiais Sustentáveis e Construção Verde. Moderado por Andrea Zuffo, o painel contará com a CEO do Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies, Patricia O’Reilly, e o proprietário da Bambu Home, Vagner Pereira de Mattos. Patricia, referência internacional em arquitetura sustentável, compartilhará suas experiências na criação de projetos sustentáveis em larga escala, enquanto Vagner apresentará suas práticas na utilização de bambu como material de construção e decoração.

15h – Painel 2: Impacto Ambiental: Compostagem e Agricultura Urbana. Marco Santana moderará a discussão com o agricultor e empresário com vasta experiência em agroecologia da CSA Acerola, Humberto Koshikene, e o coordenador de projetos socioambientais e presidente do Comsea de Santos, Renato Prado. O tópico central é a importância da compostagem e da agricultura urbana na redução do impacto ambiental e na promoção da segurança alimentar.

16h – Painel 3: Projetos de Acessibilidade em Escolas de Santos. Com a colaboração de alunos da Universidade São Judas Unimonte, o professor Ernesto Fortes apresentará projetos de adequação para acessibilidade nas escolas municipais Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, no Jardim Piratininga, e no Colégio Santista, na Vila Nova.

17h – Painel 4: Certificações Sustentáveis e Impacto no Mercado. Moderado por Cris Aragoni, o painel contará com a participação do especialista em Sustentabilidade e ESG na Petrobras, Alesi Leal, da curadora e diretora executiva do CBCS, Clarice Degani, e do consultor e fundador do IBDN, Rogério Iório. O painel explorará como as certificações sustentáveis impactam o mercado da construção e promovem práticas ambientalmente responsáveis.

 

25 de Setembro (quarta-feira)

10h – Painel 1: Impacto no Mar e nas Praias. A roda de conversa abordará os esforços de limpeza e preservação das praias e do mar, com a participação de representantes de institutos e projetos como o Instituto EcoFaxina (William Schepis), Formiguinha da Praia (Pietra Bissiato), Instituto Mar Azul (Hailton Santos), Instituto Lixo Zero (André Tomé), ONG Ecomov, Rotary Club de Santos Gonzaga (André Vicente), Surf Limpeza (Daniel Thomas) e Surf Raízes (Danilo Alves).

14h – Painel 2: Digitalização na Construção. A discussão terá Márcio Antonio Milhoratti, Marcos Romano e Rodrigo Luco. Márcio, com sua experiência em manutenção e serviços operacionais, Marcos, especialista em BIM, e Rodrigo, fundador da Luco Arquitetura e Urbanismo, discutirão como a digitalização está transformando a construção e o planejamento urbano.

15h – Painel 3: Energia Renovável e Solar. O terceiro painel do dia contará com o professor Ernesto Fortes, o diretor de Energia do BTG Pactual Empresas, Gustavo Cintra, e o CEO da Alva Energia Solar, Raphael Alvarenga. A conversa abordará as inovações e os desafios no setor de energia renovável, com foco em soluções solares e a transformação energética no Brasil.

16h – Painel 4: Construção Modular. Com a moderação de Alessandro Lopes, este painel contará com Jessica Naomi, Laís de Oliveira, Romolo Biancifiori e Wellington Rosa. Jessica, engenheira civil da empresa Martins Pré-Fabricados, Laís, urbanista com experiência em planejamento urbano, Romolo, fundador da Prisma Sistemas Modulares, e Wellington, projetista e arquiteto da Martins Pré-Fabricados e Lajes Martins, discutirão as vantagens e os desafios da construção modular.

17h – Painel 5: Justiça e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O fórum será encerrado com uma discussão sobre a relevância social da assistência aos desamparados e sua inclusão, a importância da posse e propriedade no planejamento urbano e a demarcação de terras indígenas e quilombolas. A professora Ana Maria Pena Rodrigues Coelho e o advogado Thiago Pellegrini Valverde intermediarão a discussão, apresentando trabalhos acadêmicos com alunos da São Judas Unimonte.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mais barato na feira desta semana: conheça os benefícios do repolho roxo

Vegetal pertencente à família Brassicaceae possui uma série de ótimas composições para o corpo humano

Cotidiano

Litoral de São Paulo tem primeiro caso de mpox confirmado

Cubatão foi a cidade que confirmou o caso; outras cidades da Baixada Santista tem casos suspeitos da doença

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter