Dados de satélite fornecidos pela MetSul Meteorologia indicam que há mais de três mil focos de calor na Amazônia / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Foi veiculado em portais e em páginas de redes socias que, entre essa terça (3) e quarta-feira (4), a região do Litoral de São Paulo poderia ser atingida pelos nevoeiros das queimadas da Amazônia, devido a uma combinação de fatores. Entretanto, a informação não procede.
O Diário do Litoral entrou em contato com o Instituto Climatempo e foi informado de que o nevoeiro não atingirá a Região.
Continua depois da publicidade
Os dados de satélite fornecidos pela MetSul Meteorologia indicam que há mais de três mil focos de calor na Amazônia. Consequentemente, a fumaça que se espalhava para países vizinhos ao Brasil e a região sul do país, devido a centros de baixa e alta pressão, podem ir para a região Sudeste, em direção ao oceano Atlântico, mas não passará pela Baixada Santista, conforme explicou o instituto.
Os nevoeiros se formam quando uma umidade do ar próxima ao solo se condensa em pequenas gotículas de água. Para isso acontecer, a umidade relativa do ar precisa estar muito alta, ou seja, acima de 90% e a temperatura do ar deve ser baixa. Inclusive, é preciso que o vento seja fraco ou inexistente.
Continua depois da publicidade