Cotidiano

Mar agitado e ondas de quase 4 metros devem 'invadir' Litoral de SP

Além da previsão de ondas grandes na próxima terça-feira (13), o nível do mar deve subir cerca de 60 centímetros

Luana Fernandes

Publicado em 10/08/2024 às 14:49

Atualizado em 10/08/2024 às 15:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

NPH-Unisanta prevê ondas de quase 4 metros na madrugada da próxima terça (13) / Fernando Frazão/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

O avanço da frente-fria no Litoral de São Paulo vai deixar a região em estado de alerta nos próximos dias. Segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, a previsão é de ondas intensas a partir da madrugada de terça-feira (13). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"O mar ficará muito agitado na região da Baía de Santos, com ondas dos quadrantes sul que podem ultrapassar 3,9m de altura significativa na terça-feira", explica o NPH de acordo com os números apresentados.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Litoral de São Paulo segue em alerta de perigo para chuvas intensas

• Onda de frio extremo 'quase zerou' termômetros no Litoral de SP; entenda

Além de ondas "gigantes", o nível do mar também deve ser alterado. "Devido à condição de maré de quadratura, o nível do mar poderá alcançar 1,4m na Baía de Santos e 1,7m no interior do estuário, com altura máxima na manhã de terça-feira, representando um aumento de até 60 centímetros em relação à tábua de marés

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, no município o estado é de Alerta, devido à previsão de altura significativa da onda acima de 3 metros na região da Baía de Santos.

Continua depois da publicidade

Se as previsões oceanográficas se confirmarem, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada e impactos nas estruturas urbanas costeiras de Santos devido a maré conjugada à intensidade e direção das ondas.

"Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias", explica o núcleo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software