APS escolheu quatro lugares para instalar novos pátios logísticos do Porto de Santos / Divulgação/APS
Continua depois da publicidade
2.820 caminhões. Esta será a capacidade dos quatro condomínios logísticos retroportuários que estão sendo planejados para disciplinar o tráfego dos cerca de 8 mil caminhões que passam pelo Litoral diariamente, em função da atividade portuária.
A informação é da Autoridade Portuária de Santos (APS), que já definiu as cidades onde os pátios serão instalados: Guarujá, São Vicente, Santos e Cubatão - o que inclui a Ilha do Tatu, que tem gerado impasse entre moradores e políticos da cidade.
Continua depois da publicidade
Segundo a APS, o condomínio logístico na chamada Ilha do Tatu, em Cubatão, já foi objeto de chamamento e se encontra em fase de diálogo e ajustes com as autoridades e a comunidade. A estimativa é que o condomínio, que abrigará também o Parque Ecológico Guará Vermelho, em área preservada, terá o potencial de criar 550 empregos diretos, além de gerar R$ 24,2 milhões em ISS e R$ 1,5 milhão em IPTU ao ano.
O presidente da APS, Anderson Pomini, que recebeu vereadores de Cubatão na última quarta-feira (5), informou que a outorga ao privado para implantar e gerir o empreendimento terá duração de 32 anos, a partir de 2028. Pomini deverá se reunir com o atual prefeito de Cubatão, César Nascimento, nos próximos dias, que chegou a emitir uma carta aberta contra a instalação do pátio na cidade.
Continua depois da publicidade
"Temos que ser responsáveis e pensar no futuro do Porto nos próximos anos e, ao mesmo tempo, organizar o tráfego de caminhões para garantir a fluidez do trânsito nas cidades da região. Não se trata de um projeto isolado para concentrar caminhões em Cubatão, tanto que estamos propondo quatro condomínios retroportuários em quatro cidades. Se nada fizermos, há o risco de um colapso na mobilidade urbana destes municípios, afetando a qualidade de vida da população regional", afirmou o presidente, que se propõe a dialogar com todos os segmentos da população e autoridades.
Estes condomínios funcionarão como pátios reguladores de acesso ao Porto, permitindo a passagem e o estacionamento de caminhões. Para tanto, receberão obras que incluem serviços de terraplenagem, implantação de piso intertravado, edificações, drenagem, cercamento e iluminação. As edificações abrigarão serviços aos caminhoneiros e também de outras áreas de Governo.
Saiba onde ficará e como funcionarão os quatro condomínios logísticos planejados pela APS. Em todos os locais apontados serão feitos investimentos mínimos como terraplanagem, regularização de base, sub base e leito; piso intertravado; iluminação, drenagem; cercamento; e edificações mínimas (ponto de parada de caminhões).
Continua depois da publicidade
Área total de 420 mil m².
Capacidade estimada: 1020 vagas.
Área total de 180 mil m².
Capacidade estimada: no mínimo, 600 vagas.
Área total de 233 mil m².
Capacidade estimada: 600 vagas
Continua depois da publicidade
Área total de 186 mil m².
Capacidade estimada: no mínimo, 600 vagas.