Cotidiano

Linha turística do bonde terá novidades na temporada de verão

Em razão da parceria com o Museu do Café, o bonde italiano será adaptado para funcionar como espaço para degustação de café e exposições itinerantes

Publicado em 24/09/2014 às 15:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Uma das principais atrações da cidade, a linha turística do bonde terá novidades na temporada de verão. Ontem (23) foi assinado o termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Museu do Café, que viabilizará o BondeCafé.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em razão da parceria, o bonde italiano (prefixo 3265) será adaptado para funcionar como espaço para degustação de café e exposições itinerantes. O convênio prevê também o treinamento de jovens selecionados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) no Programa Novo Rumo, para atuar como baristas.

O BondeCafé terá layout exclusivo e será dotado de máquina de expresso, moinho e frigobar. O veículo contará com ar condicionado e terá elevador para total acessibilidade. O investimento para as adaptações será de R$ 85.500,00, custeados pelo Museu do Café.           

Assinatura do termo de cooperação fez parte da programação do Dia do Bonde, comemorado ontem, na Estação do Valongo, com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, outras autoridades municipais, representantes do Museu, funcionários da prefeitura e estudantes dos núcleos do programa Escola Total.

Continua depois da publicidade

Durante a solenidade, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ressaltou a importância histórica do bonde e do café em nossa cidade. “Para construirmos o futuro, precisamos valorizar a nossa história. A medida em que cuidamos dos bondes, estamos preservando a nossa identidade. E o café, por muito tempo, foi o principal vetor de desenvolvimento de Santos”.

O presidente do Conselho do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, Roberto Ticoulat, elogiou o trabalho para a revitalização do Centro Histórico. “Sou de São Paulo e, na minha juventude quando vinha para cá, ficava triste ao ver tudo abandonado. O bonde representa a realidade do novo Centro, muito mais valorizado”.

Uma das principais atrações da cidade, a linha turística do bonde terá novidades na temporada de verão (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Festividades

Logo depois da solenidade foi realizada a premiação dos estudantes vencedores (ver quadro) dos concursos de desenho e poesia, promovidos pela Secretaria de Educação (Seduc). A banda da escola municipal José Carlos de Azevedo Júnior tocou o ‘parabéns’, celebrado com café expresso e cupcake. Para dar um toque nostálgico à festa, alunos da escola João Papa Sobrinho estavam vestidos com roupas dos tempos áureos do bonde.

Ainda como parte das comemorações na Estação do Valongo foi promovida exposição colaborativa de fotos, desenhos, esculturas, quadros e maquetes do bonde. Durante todo o dia, não houve cobrança de passagem na linha turística. O Dia do Bonde Turístico de Santos está  previsto na lei municipal 2.551, de 25 de junho de 2008.

Continua depois da publicidade

Desde a inauguração da Linha Turística do Bonde, em 2000, já foram transportados 1.296.649 passageiros. Recentemente, o passeio recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, maior portal de turismo do mundo.

Japão

Em 2015 a Linha Turística do Bonde terá mais um veículo circulando pelas ruas do Centro Histórico. No próximo dia 9, em Nagasaki, será assinado o termo de doação de um bonde pelo governo da cidade japonesa. O veículo, com capacidade para 34 pessoas sentadas, atualmente funciona no transporte público nipônico.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software