Projeto do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá está no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Já se sabe que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista liga as cidades de Santos e São Vicente e está contando com duas expansões em ambos os municípios. Enquanto uma leva para o Centro Santista, a outra é direcionada para a Área Continental Vicentina.
Porém, a quarta fase já está em fase de estudos e deve chegar até o Guarujá, por intermédio do túnel submerso que ligará o município à Santos. No caso, haverá um espaço destinado exclusivamente ao VLT.
Continua depois da publicidade
Segundo o próprio documento, o VLT iria sair da Estação Porto (em Santos), atravessaria o túnel pelas faixas centrais e seguiria o eixo dos acessos viários do túnel (no lado de Guarujá) até a Estação 14 Bis, no canteiro da Av. Santos Dumont, nas proximidades da própria Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho.
Esta extensão terá quase 2,5 km, com traçado inserido nas faixas centrais do túnel imerso e no eixo dos acessos viários que serão objeto de melhorias.
Continua depois da publicidade
O projeto do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá está no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 5.96 bilhões. O leilão segue previsto para o quarto trimestre de 2024, com a assinatura do contrato para 2025.
Continua depois da publicidade